Feira do Estopim agora é virtual, grátis e hoje tem oficina

398

Dedicada à arte impressa, a Feira Estopim, ex-Feira da Baronesa, criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro,  tem novo formato devido à pandemia e já está na rede.  A edição adaptada para a web inclui oficinas, conversas e uma exposição virtual com curadoria e proposição da artista Raquel Stolf. Todos os eventos são gratuitos.

A feira teve quatro edições independentes em Curitiba, e a expectativa é que possa ser realizada presencialmente em 2021, com a exposição O Inesperado só tem nome depois que acontece.

“As oficinas e conversas mantêm as propostas iniciais do projeto adaptando apenas o formato de realização. A inscrição para os eventos acontece pelo Sympla, as oficinas serão realizadas pelo Zoom e as conversas transmitidas no Youtube”, conta Luana Navarro, uma das coordenadoras da Estopim.

Guilherme Jaccon, também na coordenação e um dos produtores, destaca: “A Feira Estopim sempre priorizou os encontros e trocas presenciais, promover um espaço de conexão e transbordamento é a essência do evento, por isso é uma pena estarmos limitados ao virtual, mas, por outro lado, agora temos a possibilidade de atingir um maior número de pessoas de diferentes regiões do Paraná e do Brasil com as ações”.

O projeto foi viabilizado com o apoio da Copel por meio Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 18 de novembro, às 19h

Oficina INTERROGAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA/ETNIA NO MUNDO DAS ARTES IMPRESSAS com o antropólogo e editor Nathanael Araújo.

Local: Plataforma Zoom. Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

A oficina propõe pensar as relações entre as artes impressas (como livros, livros de artista, fotolivros e demais publicações artísticas impressas) atreladas às dimensões de gênero e sexualidade, raça e etnia no contexto das mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais que inegavelmente impactaram as manifestações artísticas. Iremos intercalar teoria e prática experimental, onde a parte expositiva será combinada com análises de materiais artísticos e estímulos para que os participantes indaguem suas produções e identidades de artistas sob esses ângulos.

 Dia 25 de novembro, às 19h30

Abertura da mostra online “com uma pedra atrás da orelha”, com proposição e curadoria de Raquel Stolf.

Local: https://www.instagram.com/alfaiataria_

A abertura inclui a proposição Conversa de ar / pelo telefone e o lançamento/disponibilização do álbum sonoro FALAÇÃO CD MESMO por letras vozes e convidadas.

A exposição, com acesso ao público até 25 de fevereiro de 2021, reúne publicações, proposições e peças sonoras, vídeos e textos dos seguintes artistas: Aline Dias; Ana Lúcia Vilela; anecoica; Anna Stolf; Bethânia Carolina Hardt; Bianca Tomaselli; Carolina Moraes; Claudia Zimmer; Claudio Moreira; Daniela Avelar e Suji Han; Dennis Radünz; Diego Rayck; Djuly Gava; Ernesto Desrio e Adjunto S; Fabio Morais; Fabíola Scaranto; Fran Favero; Gabi Bresola; Helder Martinovsky; Julia Amaral; Kamilla Nunes e Aline Natureza; Laura V. Malmegrin; Letras Vozes; Lívia Aquino; Luana Navarro; Manuela Valls; Marcia Franco; Marcio Pandolfi; Marcos Gorgatti; Mariana Berta; Matheus Abel; Michal Kirschbaum; Pablo Paniagua; Patrícia Galelli; Priscila Costa Oliveira; Rachel Lima e Silva; recibo 33 com ruído, (ed. Raquel Stolf e Traplev); recibo 56 brazil distópico (ed. Fabio Morais e Traplev); Silfarlem Oliveira; Silvana Macêdo, Yara Osman, Adel Alloush e Val Santos; Telma Scherer; Thelmo Cristovam; Tina Merz; Traplev.

Dia 26 de novembro, às 20h

Conversa com-entre Raquel Stolf e Amir Brito Cador sobre experiências de coleções públicas: a Coleção Livro de Artista da UFMG e a Sala de Leitura / Sala de Escuta da UDESC.

Local: Canal Youtube da Feira Estopim

https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras

Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Dias 1 e 2 de dezembro, às 19h

 Oficina 10,5×10,5 MEU CADERNO QUADRADO com o encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa, fundador do ateliê/ editora Caderno Listrado.

Local: Plataforma Zoom

Vagas limitadas

Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Esta oficina de encadernação básica apresentará uma técnica de costura artesanal para cadernos de capa dura e revestimento em papel especial. Iremos fazer um caderno levando em conta o aproveitamento de papel, e para isso usaremos apenas uma folha gráfica (66x96cm). O caderno quadrado terá uma série de acabamentos e com todos os elementos apresentados e produzidos os participantes poderão produzir seus próprios cadernos sem o uso de maquinário específico.

Dia 3 de dezembro, às 20h

Conversa COMO AS COISAS TOMAM FORMA com Thalita Sejanes, Eliana Borges (Editora Medusa) e Lucas Alameda, abordando processos de criação com artistas que criam e trabalham com projetos gráficos.

Local de realização: Canal do Youtube da Feira Estopim

https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras.

Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

 Dias 8 e 9 de dezembro, às 19h

Oficina PULCE – PUBLIQUE LIVROS, CRIE EDITORAS com João Varella, fundador da editora Lote 42 – SP e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. A atividade busca ensinar o processo de criação de livros, seja por meio de editora ou auto publicação. As aulas partem do conteúdo à distribuição, passando por produção gráfica, divulgação e outros passos importante. Os  encontros fomentarão um espaço de discussão livre sobre a situação atual do livro enquanto objeto artístico e produto mercadológico.

Local: Plataforma Zoom

Vagas limitadas

Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

Dia 10 de dezembro, às 20h

Conversa FOTOLIVROS E A BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA DO INSTITUTO MOREIRA SALLES, com o escritor, tradutor, editor e curador Miguel Del Castilho

Local: Canal do Youtube da Feira Estopim

https://www.youtube.com/channel/UC2y2wtcAdgDJd1c6U-BuTtQ?view_as=subscriber

Obs.: Com tradução em libras.

Inscrições em https://www.sympla.com.br/feiraestopim

 Saiba mais:

 www.feiraestopim.com.br

 https://www.facebook.com/feiraestopim/