A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai lançar uma página na internet com os preços que os dez maiores bancos do país cobram pelos serviços prestados a pessoas físicas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai lançar, na próxima semana, uma página na internet com os preços que os dez maiores bancos do país cobram pelos serviços prestados a pessoas físicas. A informação foi dada ontem pela Febraban. Segundo a federação, o serviço pretende informar o consumidor e dar a ele condições de comparar os preços.

O Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros (Star) foi lançado em evento na sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. De acordo com a Febraban, essa é a primeira iniciativa de um programa de auto-regulação da entidade, e inicialmente trará os 46 produtos e serviços mais usados pelas pessoas físicas.

“A principal qualidade desse sistema é proporcionar ao consumidor informação simples, direta e transparente. Vai permitir que ele compare os preços e serviços que ele paga entre vários bancos”, afirmou o diretor de relações institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos.

A Febraban informou que os dez maiores bancos brasileiros serão responsáveis pela manutenção das informações do programa. Serão cadastradas as tarifas de cada instituição, em valores máximos e mínimos – nos casos em que as tarifas sejam expressas em percentuais – além de haver um campo para inserção do histórico que será lançado no extrato. De acordo com a Febraban, com a inserção desse histórico, será mais fácil para o consumidor entender seu extrato bancário, reduzindo dúvidas e insatisfações.

A instituição ressaltou, entretanto, que o Star não substitui as regras do Banco Central, mas apenas constitui um aprimoramento do modelo oferecido pelo BC em seu site na internet. A página de serviços da Febraban estará disponível no portal da instituição na internet no endereço www.febraban.org.br.