Com sede na Áustria e 70 anos no mercado de fibras têxteis, o Grupo Lenzing desenvolveu o fio Ecovero, agora utilizado pela Farm, seguindo as tendências de consumo consciente na moda. A parceria resultou numa coleção cápsula, totalmente desenvolvida com a viscose, produzida pela fiação Têxtil Carmem, presente em nove peças. Vestidos longos e midi, bermuda, cropped e kimono já estão nas 85 lojas da marca carioca.
Há dois anos, todas as coleções da Farm são 100% carbono neutro. O uso de matéria-prima responsável cresce a cada lançamento, e o seu programa de reflorestamento (plantio diário de mil mudas) bateu a marca de meio milhão de árvores plantadas.
“Estamos muito felizes com a parceria, pois ambas as empresas se importam com o planeta e em proporcionar uma moda mais sustentável”, diz Juliana Jabour, gerente de desenvolvimento e novos negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.
A nova fibra segue um padrão em viscose eco responsável por ser derivada de fontes renováveis de madeira que geram até 50% menos emissões de CO2 e impacto na água em comparação com a viscose genérica. Ela também é certificada com o rótulo ecológico da UE para produtos têxteis.
Criada em 1997, por Katia Barros e Marcello Bastos, a Farm destacou-se por sua jovialidade. Em 2019, inaugurou e-commerce global e sua primeira loja fora do Brasil, no SoHo novaiorquino. Já conta com loja na Flórida, além das popups posicionadas em grandes varejistas dos EUA e Europa.
Figurino de cinema é da Kowala
No suspense pós-apocalíptico Stronghold, os personagens de Oliver Rayón e Jaqueline Fleming vestem peças da marca Kowala em cenas-chaves. O longa independente, escrito e dirigido pela premiada cineasta Júlia Câmara, foi rodado em abril na Califórnia e está em pós-produção. A estreia está programada para 2023.
A Kowala é uma marca de roupas brasileira criada por jovens empreendedores, fundada em 2017 em Curitiba. Suas coleções de moda feminina e masculina valorizam o conforto, estilo e elegância.
E Stronghold é sobre uma jovem sobrevivente e sua mãe isoladas numa floresta. Quando um estranho aparece, suas vidas são interrompidas e seu futuro ameaçado. A dupla familiar em perigo é interpretada por Bianca A. Santos (de Ouija: O Jogo dos Espíritos, O Preço da Liberdade, TV Legacies e  Grey’s Anatomy), e Jaqueline Fleming (Red: Aposentados e Perigosos, O Conto, a série The Quad), enquanto o ator Oliver Rayón (Hospedagem Mortal, Stranded: Doc Holiday’s Revenge, e da série Studio City Kings) assume o papel do estranho misterioso.
Inspiramais abre salão calçadista em Gramado
O estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, projeto da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos-Assintecal, realiza palestra de abertura do SICC, tradicional salão internacional do setor, às 10h de 23 de maio, em Gramado/RS. Ele também mostrará, pela primeira vez, 24 produtos ilustrativos da pesquisa de tendências apresentada em Porto Alegre, na edição de janeiro.
A exposição inédita ficará na Estação Moda, espaço de 600m2 projetado pelo Sebrae/RS e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha e das prefeituras de Novo Hamburgo, Sapiranga e Farroupilha.
Walter Rodrigues afirma: “Teremos ótimas novidades para os visitantes”, adiantando que sua palestra terá foco no varejo, atuando como se fosse um guia de compras, conectada com os produtos da Estação Moda.
Também fará palestra Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico. Para ele será necessário inscrição em www.sicc.com.br/emerkatortalks porque as vagas são limitadas.
“Nós sempre apostamos na informação e ela se transformou em um dos pilares da nossa empresa que tem também a união entre negócios e lazer”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator, promotora do SICC. “Nesta edição, o palco para palestras será ainda mais valioso, pois após dois anos de um processo de isolamento devido à pandemia, esse local receberá carinho especial do nosso visitante”. E observa a diretora de relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch: “A informação é também uma ferramenta indispensável para o varejo ter argumentação para incrementar suas vendas e encantar o consumidor final”.