Fábrica da Renault inaugura garagem com energia solar

304
A estação tem potencial para gerar 8,67 MWh pór ano

Os carros elétricos da Renault terão agora um ponto de recarga com energia 100% limpa na sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). A empresa acaba de inaugurar dentro do Complexo Industrial Ayrton Senna uma garagem destinada a produzir eletricidade com energia solar para abastecer veículos elétricos.

Batizado de Garagem Fotovoltaica, o local tem capacidade para recarregar até 167 baterias de veículos elétricos por ano, como a do novo Renault Zoe E-Tech, o que significaria uma distância percorrida de até 60 mil quilômetros por ano, evitando a emissão de 1 tonelada de CO2, segundo cálculos da montadora. A estação tem potencial para gerar 8,67 MWh anualmente.

“Essa é mais uma iniciativa da Renault do Brasil para reduzir a pegada de carbono, alinhada com a nova política de responsabilidade socioambiental apresentada pelo Renault Group”, diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O projeto foi desenvolvido em parceria com as empresas ABR Energias, Brafer, Weg e o sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), mas o conceito foi idealizado por alunos das Faculdades da Indústria dentro do Renault LAB, que é o núcleo de inovação da montadora.

A instalação de placas voltaicas nas fábricas de veículos têm se tornado uma tendência cada vez maior. A BMW finalizou no fim de abril a instalação de painéis solares para a produção de eletricidade que abastece sua fábrica de Araquari (SC). Em novembro passado, a Caoa inaugurou a maior fachada fotovoltaica do mundo em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) localizado no interior da fábrica de Anápolis (GO).