Os responsáveis pela exposição: Osvaldo Born, Reinaldo Penhalves, Eduardo Tow

Uma das mais tradicionais mostras sobre preservação de ônibus antigos do país, a EXPONI 10 –  Exposição de Ônibus Novos e Antigos, será realizada em Curitiba no próximo dia 14 de maio.

Tendo como local  a garagem da Auto Viação Redentor, uma das maiores empresas de transporte coletivo de Curitiba, a exposição em sua  décima edição, “foi  feito, ao longo dos anos,  pensando nos pioneiros.  Naqueles que ajudaram a erguer as primeiras empresas de transporte coletivo do Brasil. E  que, sobretudo, ajudaram a construir o país, desbravando regiões, abrindo estradas e novas fronteiras, transportando junto com as pessoas, também os sonhos de uma vida melhor”, enfatiza Osvaldo Born, um dos responsáveis pela  exposição.

Já Reinaldo Penhalves, também idealizador da mostra, salienta que  “muitos destes pioneiros trabalharam como mecânicos, motoristas, fiscais, cobradores até alcançar a posição de grandes empresários do setor de transportes. A Exponi também tem o objetivo do reencontro.”

A expectativa dos organizadores da  10.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos, denominada  Exponi 10,  “é apresentar cerca de 80 ônibus, desde veículos antigos preservados e restaurados por empresas até modelos recém incorporados às frotas de operação de linhas regulares e turismo. O evento será uma oportunidade para os visitantes conhecerem as tendências tecnológicas e de conforto dos veículos mais modernos disponíveis no mercado, e ainda recordar os pioneiros do transporte coletivo no Brasil”, comenta Eduardo Tows, também integrante do grupo que promove a mostra. A garagem da Auto Viação Redentor, local da exposição, fica no bairro CIC na Região Sul de Curitiba, na Av. Juscelino K. de Oliveira, 14295 .

Serão expostos desde veículos antigos até modelos recém incorporados às frotas de operação

De acordo com a programação, a exposição no dia 14 de maio vai ocorrer das  09h30min às 16h30min. Contará  com um Espaço Kids para as crianças, o Espaço Rosa de acolhimento do público feminino, uma Praça de Alimentação e apresentações culturais ao longo do período de abertura ao público.  O ingresso para o evento são 2 quilos de alimentos, que serão encaminhados a instituições de assistência social de Curitiba e região metropolitana. Mais informações podem ser obtidas no site www.omnibus.com.br

Auto Viação Redentor faz parte da história

Sueli Gulin Calabrese: “ficamos muito felizes por fazer parte da história da mobilidade urbana, que já serviu de modelo para muitos países”

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Auto Viação Redentor, Sueli Gulin Calabrese, “para a Diretoria  e os colaboradores da Auto Viação Redentor, é uma  honra e alegria de sediar a EXPONI 10 – Exposição Nacional de Ônibus Novos e Antigos. E ao mesmo tempo ficamos muito felizes por fazer parte da história da mobilidade urbana em Curitiba, que já serviu de modelo para muitos países”.

Recorda Sueli que a Auto Viação Redentor foi fundada em 1958,  e desde 1993 as famílias João Gulin e Angelo Gulin  assumiram o controle acionário desta empresa, que  hoje conta com membros da segunda e terceira geração em seu  comando, e uma equipe de aproximadamente 1.400 colaboradores. “São 265 carros sendo, 37 biarticulados que juntamente com o restante da frota de Alimentadores, Convencionais, Linha Direta, Interbairros, Intercambiável e Acesso  percorrem diariamente 60 mil quilômetros”, salienta.

“A Auto Viação Redentor é a empresa líder do Consórcio Transbus, e juntamente com todo o sistema transporta em média 337 mil passageiros / dia, e em torno de 10 milhões por mês”, comenta Sueli Gulin Calabrese.

E acrescenta: “nós participamos de ações sociais com doações de roupas e alimentos em regiões carentes onde atendemos com nossas linhas. Possuimos uma Equipe de Instrutores de Treinamento para motoristas e cobradores, bem como a Escolinha para Motoristas, onde são tratados a Integração, a Direção Defensiva, a Excelência Operacional, a Direção Econômica para reduzir o consumo de combustível. ”

Lembra ainda a diretora de RH da empresa, que “desde 2018, a Auto Viação Redentor participa ativamente do Natal de Curitiba com o Ônibus de Natal, que é decorado por nossa Equipe da Manutenção e outros colaboradores, e tem como atração uma Banda de Natal “Bus Music Redentor” composta por nossos colaboradores e alguns familiares. ”