Sueli Gulin Calabrese: “Curitiba foi aprimorando seu sistema de transporte coletivo urbano, tornando-o exemplo de eficiência”

Uma das mais tradicionais mostras sobre preservação de ônibus antigos do país, a EXPONI 10 –  Exposição de Ônibus Novos e Antigos, será realizada em Curitiba no próximo, sábado, dia 14 de maio.

Tendo como local  a garagem da Auto Viação Redentor, em uma das maiores empresa de transporte coletivo de Curitiba, a exposição no dia  vai ocorrer das  09h30min às 16h30min. Contará  com um Espaço Kids para as crianças, o Espaço Rosa de acolhimento do público feminino, uma Praça de Alimentação e apresentações culturais ao longo do período de abertura ao público.

A diretora de Recursos Humanos da Auto Viação Redentor, Sueli Gulin Calabrese, ao comentar sobre a mostra, disse que  “para a  Diretoria  e os  colaboradores da Auto Viação Redentor,  é uma  honra e alegria de sediar  a EXPONI 10- Exposição Nacional de Ônibus Novos e Antigos. E ao mesmo tempo ficamos muito felizes por fazer parte da história da mobilidade urbana em Curitiba, que já serviu de modelo para muitos países”.

Comenta Sueli   que “Curitiba foi aprimorando seu sistema de transporte, tornando-o exemplo de eficiência. O modelo foi criado na década de 1970 e se tornou famoso na de 1990. Temos um modelo inovador, que coloca o ônibus como prioridade de todo o planejamento urbano”.

Segundo os organizadores, a  EXPONI 10  será uma oportunidade para os visitantes conhecerem as tendências tecnológicas e de conforto dos veículos mais modernos disponíveis no mercado, e ainda recordar os pioneiros do transporte coletivo no Brasil.  A garagem da Auto Viação Redentor, local da exposição, fica no bairro CIC na Região Sul de Curitiba, na Av. Juscelino K. de Oliveira, 14295 .

Os responsáveis pela mostra são os empresários Osvaldo Born, Eduardo Tows e Reinaldo Penhalves.  O ingresso para o evento são 2 quilos de alimentos, que serão encaminhados a instituições de assistência social de Curitiba e região metropolitana. Mais informações podem ser obtidas no site www.omnibus.com.br

Cresce presença de mulheres na política

Vereadora Indiara Barbosa e a advogada Anne Dias, pré-candidata à deputada estadual

Continua crescendo a participação de mulheres na política. Recentemente a advogada Anne Dias foi confirmada como pré-candidata à deputada estadual pelo partido Novo. Formada em Direito pela UFPR, Anne é chefe de gabinete da vereadora Indiara Barbosa e agora quer colocar em prática também na Assembleia Legislativa do Paraná a defesa da liberdade e da transparência.

É a primeira vez que a sigla lança chapa para a Assembleia Legislativa do Paraná. Depois de eleger as primeiras mandatárias do Novo no Paraná em 2020, as vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato, agora o partido mira a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

“Depois de tanto tempo me preparando e trabalhando nos bastidores de uma política ética, técnica e baseada em resultados, eu percebi que é a minha vez de dar o próximo passo em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa”, explica Anne Dias.

Além da formação em Direito e da experiência na Câmara Municipal de Curitiba, Anne Dias foi coordenadora da campanha de Indiara Barbosa, que foi a vereadora mais votada de Curitiba em 2020.

Representatividade feminina é  prejudicada

Amanda Pinheiro: “ Nossas mulheres foram mais atingidas pelos cortes e pela necessidade de deixar o mercado de trabalho”

 A luta pela equidade de gênero no mercado de trabalho global encontrou na pandemia um entrave. De acordo com o Women In Work Index, produzido pela PwC, a Covid-19 atrasou em, pelo menos, dois anos os avanços desta agenda. O estudo ainda aponta que serão necessários 33 anos para que a taxa de mulheres empregadas, hoje 69%, seja equivalente ao índice atual de homens, 80%, nas economias da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No Brasil, o Benchmarking de Capital Humano da PwC, levantamento com empresas que representam 1/3 do PIB brasileiro, indica uma tendência similar: até 2019 houve um crescimento médio de representatividade feminina de 14% ao ano.

“Após uma década de ganhos lentos, mas consistentes, para as mulheres no mercado de trabalho em toda OCDE, vimos queda pela primeira vez. Essa realidade constatada pelo estudo se reflete também no cenário brasileiro. Por aqui, nossas mulheres foram mais atingidas pelos cortes e pela necessidade de deixar o mercado de trabalho afetando objetivamente a representatividade de gênero nas empresas. Há perspectivas de uma recuperação mais acelerada nos próximos anos do que vimos na última década, dado que nosso estudo de capital humano indica que as mulheres têm melhor formação – endereçando desafios como lacuna de competências – e maior engajamento. Ainda assim, serão necessárias políticas públicas e privadas para voltarmos a patamares pregressos de inclusão”, afirma Amanda Pinheiro, diretora da PwC Brasil.

Evento “Tarde Delas” em Pinhais

A Miki Brands em parceria com a Lar e Cia Decoração está organizando o evento “Tarde Delas”, um momento dedicado às empresárias de Pinhais e região, em homenagem ao Dia das Mães.

Será no próximo dia 11,quarta-feira,  das 14h00 às 16h00  com  vagas são limitadas. Da programação fazem parte palestras palestras de Aline Sousa e Rosana Kiyuki (Miki Brands), com o tema “Os  maiores desafios familiares”; Andrea Limas( (Lar &Cia), sobre  “Casal que empreende junto: como ter sucesso!”  e Sirley Machado Maciel (Intrepeds), enfocando

“#FalaMãe: As mães e o seu lugar de Fala”.  Informações pelo whats 41 99256 3393, com Janaína Fujihara,