Um dos pólos de confecção do Estado, Maringá, prevê aumento da produção em 10% no próximo verão. Os cálculos são do Sindicato da Indústria do Vestuários de Maringá.


EXPECTATIVAS DE VERÃO

Um dos pólos de confecção do Estado, Maringá, prevê aumento da produção em 10% no próximo verão. Os cálculos são do Sindicato da Indústria do Vestuários de Maringá. Na região, cerca de 80 municípios ao redor da cidade, existem 1,5 mil fábricas e que devem produzir um montante de 50 milhões de peças para a primavera/verão 2007.  Os empresários estão animados com o calor antecipado que chegou a região, contratando pessoal e as vendas aumentando.

 

FANTASMA PRECISA RESISTIR

Se o deputado estadual por Maringá, Dr. Batista, conseguir resistir à pressão governamental, a emenda constitucional que proíbe o nepotismo vai caminhar na Assembléia Legislativa. Caso contrário, seu autor, deputado Tadeu Veneri, verá seu projeto arquivado, já que com apenas 17 assinaturas a Mesa não poderá dar acolhimento. O parlamentar do Noroeste está com sério problema: ou cede e retira o garrancho que fez como médico e que demorou uma semana para reconhecer, ou se firma como capaz de sustentar uma causa justa. (AB) 

 

NEPOTISMO COM PARCIMÔNIA

O deputado Dr. Batista foi eleito pelo pequeno PMN – Partido da Mobilização Nacional. Mas, vem sendo convidado a trocar de legenda, principalmente, pelo PMDB. Sobre nepotismo, ele tem falado como a maioria dos políticos: é necessário uma lei nacional. E diz não ser totalmente contra. Para o representante de Maringá, como para tantos outros políticos daqui e do plano federal, nepotismo moderado até que não é de se jogar fora. (AB) 

 

VIDA MAIS LONGA

Hoje(21) é comemorado o Dia Mundial de Alzheimer. Principal causa da demência entre pessoas da terceira idade. Mas, a data não traz boas notícias. Houve um aumento na expectativa de vida de quem tem a doença, no entanto, cresceu o número de pessoas que ficaram doentes. A maior preocupação está no fato de que estimativas alertam para uma população maior de idosos nos próximos anos. Em 2017, serão 2,4 milhões de pessoas com mais de 80 anos, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. 

 

PARA MELHORAR O DIREITO NO PAÍS

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, e o presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico, Adilson Gurgel, vão se reunir com os presidentes das comissões das Seccionais para participar da primeira reunião nacional do grupo. Será realizada no dia 8 de outubro em Brasília. Para o encontro é esperada a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, que deve falar sobre o plano de atuação conjunta firmado entre o MEC e a OAB em prol da melhoria dos cursos de Direito no País. 

 

PARA FALAR COM ‘ELE’

A novidade no mercado de celulares é o celular gospel. Vem com agenda evangélica, salmos do dia, toques personalizados com hinos conhecidos e também notícias do mundo evangélico. Outro detalhe do aparelho são as imagens de Jesus para colocar na tela. Tem várias opções de feição – sérias, rezando ou sorrindo. A exploração consumista da fé já chegou à telefonia.

 

FESTIVAL DE MÚSICA

Próximo dia 29, a música sertaneja ganhará mais espaço no I Festival Regional de Música Sertaneja, em Cruzeiro do Oeste (Noroeste do Estado). O objetivo principal do evento será valorizar novos talentos do estilo musical na região. Para quem quiser apresentar seu talento tem até hoje(21) para ir a Secretaria Municipal do Turismo e se inscrever. A escolha será feita por uma equipe formada por cinco jurados. Os primeiros colocados recebem prêmio em dinheiro e troféus.

 

BEBÊ CHEGANDO

Filho na barriga da mãe poderá permitir aos pais deduzir as despesas do Imposto de Renda. O feto também será considerado dependente. É o que o Senado Federal aprovou pela sua Comissão de Assuntos Econômicos, com poder terminativo. Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados que poderá votá-lo nos termos em que o Senado se manifestou.

 

 MAIS ACESSIBILIDADE

Em Ponta Grossa portadores de deficiência tiveram a ampliação ao acesso a vagas de estacionamento na cidade, um ganho a acessibilidade. Os vereadores aprovaram na sessão, em primeira discussão, o aumento do número de veículos que podem utilizar as vagas privativas. Assim, a lei permite agora que veículos que transportam pessoas com deficiência podem usar as vagas restritas antes para motoristas com deficiência.

 

O SOBE-DESCE DOS BANCOS

Dentro de 20 dias poderá ocorrer uma mudança no ranking dos bancos no país. O Bradesco, sempre como maior dentre os privados, está prestes a deixar a posição para o Santander. É que o banco espanhol negocia a aquisição do ABN, da Holanda. Juntos, alcançariam ativos da ordem de 221 bilhões de reais, contra os 213 bi do Bradesco e os 205 bilhões do Itaú. Daí esperar-se uma reação dos brasileiros na compra de bancos menores e renovarem a posição na escala dos maiores. 

 

ENVOLVENDO A TODOS NO BEM COMUM

Para incentivar o respeito ao meio ambiente, um projeto vem dando resultados entre jovens de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. O projeto Horta na Escola de uma instituição de ensino municipal da cidade deu certo e agora tem buscado envolver a comunidade neste trabalho. Os estudantes foram esta semana às ruas para conscientizar as pessoas da importância de reduzir o lixo orgânico enviado ao aterro, além de darem dicas de preparo de uma horta. A iniciativa teve início em maio deste ano e já tem rendido frutos positivos a comunidade.