Exército chinês manifesta oposição a relatório dos EUA sobre China (Xinhua)

237

O porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China Ren Guoqiang criticou nesta sexta-feira um relatório recém-divulgado pela Casa Branca sobre sua abordagem estratégica para a China.

“Estamos fortemente insatisfeitos com o relatório e nos opomos firmemente”, disse o oficial em uma entrevista coletiva em resposta a uma pergunta da mídia, observando que o relatório está cheio de suposições, julgamentos e conclusões erradas.

O texto dos EUA ignora os fatos, distorce deliberadamente o sistema político e a intenção estratégica da China, transforma em espetáculo a chamada teoria da “ameaça da China” e propõe uma política rígida em todas as dimensões contra o país, disse Ren.

Predominam no relatório as mentalidades hegemônicas da Guerra Fria, acrescentou.

Ao falar da situação do Mar do Sul da China, Ren disse que os Estados Unidos são os verdadeiros promotores da militarização da região, observando que o lado norte-americano enviou navios e aeronaves militares à área para reconhecimento e exercícios militares.

Ren pediu ao lado dos EUA que respeite os esforços dos países da região para manter a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.