Assuntos serão temas de dois fóruns de TI, dia 28 de novembro, a partir das 13h, no Transamérica Expo Center, em SP.


A evolução da tecnologia da informação no setor automotivo e a fábrica digital, que visa a excelência operacional, serão temas de dois fóruns de TI no 16º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A fábrica digital é um novo conceito de planejamento e produção que utiliza ferramentas de TI para integrar softwares, processos e conhecimento, assim como as diversas áreas de uma indústria, como desenvolvimento de produto, planejamento, manufatura, simulação, entre outras.
“A concorrência acirrada no setor automotivo leva as empresas a fazerem constantes lançamentos, mas para conquistar a liderança de mercado, é fundamental ter à disposição ferramentas de TI na cadeia produtiva que auxiliem na pesquisa de processos inovadores e desenvolvimento de novos produtos”, afirma Sérgio Savane, diretor do Comitê de TI do Congresso SAE BRASIL 2007.
Agendados para o dia 28 de novembro, às 13h, no congresso, os dois fóruns terão a participação de fornecedores de softwares, que abordarão as últimas tendências no desenvolvimento de programas para suportar projetos de fábrica digital, assim como cases de sucessos. A grade de programação contará, ainda, com apresentação da Sandra Zimmermann, da Volkswagen do Brasil, que há mais de 5 anos investe continuamente no conceito e nas ferramentas de TI para Fábrica Digital.
“Outra atração importante será a palestra do engenheiro Carlos Sakuramoto, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre a evolução da TI no setor automotivo a partir de um estudo elaborado pelo especialista e outros colegas da FGV”, adianta Savane.
Com o tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, o Congresso SAE BRASIL 2007 contará, ainda, com apresentação de aproximadamente 190 artigos técnicos  (‘papers’) e a Mostra de Engenharia. Os trabalhos de organização do Congresso são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America e membro do Conselho Diretor da SAE BRASIL.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.