A partir de 1º de setembro, todos os brasileiros que pretendem estudar por menos de seis meses e desejam trabalhar meio expediente no Reino Unido terão de solicitar visto ainda no Brasil.

Aqueles que desejam estudar pelo mesmo período sem a intenção de trabalhar poderão viajar sem um visto e serão incluídos na nova categoria "Student Visitor" (Estudante Visitante). Com ele, o estudante não poderá trabalhar ou estender ou mudar o visto quando estiver no Reino Unido.

Além disso, todos os pedidos feitos a partir de 30 de agosto deverão ser realizados por intermédio de uma empresa de tecnologia de informação, a WorldBridge, que está instalando os Centros de Processamento de Vistos (VAC – Visa Application Center), que centralizará os pedidos e fará a coleta dos dados biométricos necessários (impressão e fotografia digital). É necessário marcar horário com antecedência para a entrega da solicitação de visto.

A mudança faz parte da preparação para a introdução de um novo sistema de pontos do controle da imigração Britânica, que pretende encorajar a observância das leis de imigração britânica ao penalizar aqueles que não respeitarem as regras do sistema como, por exemplo, aqueles que trabalham ilegalmente ou permanecem no Reino Unido por tempo superior ao permitido pelo seu visto.

A responsabilidade na emissão de vistos para o Reino Unido continuará com o Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro e todos os vistos já emitidos continuarão válidos até a data de expiração.

Confira os endereços dos centros

Rio de Janeiro
O Centro de Processamento de Vistos principal fica na praia de Botafogo 228, grupo 1104. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, para recebimento de solicitações de visto, e das 16h às 17h para retirada de passaportes e documentos.

São Paulo
O Minicentro de Processamento de Vistos está localizado na alameda Santos 211, sala 212, Cerqueira César. Funciona de segunda-feira, das 9h às 13h, e de terça à sexta, das 9h às 12h.

Brasília
O Mini-Centro de Processamento de Vistos funciona no edifício Brasil XXI, SHS QD 6Conj "A" Bl "E" Sala 702, e está aberto de segunda e terça, das 9h às 14h, e de sexta-feira das 9h às 13h.