Estreia Bamberê, show ao vivo e online para crianças

421

As diferentes formas de brincar, com música e sustentabilidade, emoldura o musical Bamberê, estreante neste sábado, numa proposta do Grupo Baquetá abraçada pelo Sesi Cultura. Devido à pandemia e às restrições decorrentes dela, o espetáculo será transmitido ao vivo no Canal do YouTube do Sesi Cultura Paraná, direto do Teatro Sesi Portão, em Curitiba. A apresentação será apenas no dia 23 de outubro, e, após a data, entra no Canal do Sesi Cultura, sendo retransmitido online por até seis meses.

“São as brincadeiras de rua, de diferentes infâncias, do interior, da roça, das periferias”, explica a brincante Kamylla dos Santos, que também assina a produção de Bamberê, espetáculo para todas as idades e considera a infância como fase de construção de identidades e saberes para toda a família.

Para falar sobre esse tema, o grupo criou um repertório autoral em ritmos afro-brasileiros urbanos, como o rap e o funk. Com um detalhe: grande parte dos instrumentos é feita com material alternativo. Esse mote da sustentabilidade também está no material dos bonecos, que são reciclados, e na mensagem das brincadeiras, que trazem o respeito ao meio ambiente, a importância das águas e das florestas para a vida, e a reflexão sobre pertencimento e qualidade de vida na infância e adolescência.  A atriz e apresentadora infantil Fernanda Fuchs também interage com brincadeiras e jogos musicais, costurando o enredo entre uma brincadeira e outra.

Desde 2009 o Grupo Baquetá vem desenvolvendo espetáculos baseados nos saberes afro-brasileiros dos públicos originários e indígenas. Fica o convite de Kamylla: “Espero que todo mundo veja o Bamberê para criarmos espaços de respiro. Tudo virtual, digital, Bamberê é um espaço para brincar, para as crianças de ontem reviverem e para as crianças de hoje conhecerem. São diversas formas de brincar”, diz a atriz.

Mais do que uma ação cultural, o show é a primeira entrega fruto de edital do Sesi Cultura desde o início da pandemia, quando a cena entrou em colapso.

Assista:

23 de outubro, sábado, 16h. Gratuito.

Ao vivo no Canal do YouTube do Sesi Cultura Paraná.

Link: https://youtu.be/NuuxvOGCwPo

Fotos de Vanessa Vzorek