Estilista cria heroína sem mãos

301

Ao assinalar que 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma novidade entra na pauta: a estilista Juliana Santos está investindo em um gibi da super-heroína Ju Sem as Mãos, que conta sua inspiradora trajetória. Até realizar a publicação, ela apresenta a série Peripécias da Ju no TikTok @jusemasmaoss, já registrando mais de um milhão de visualizações.

E, para obter recursos para editar o gibi, a estilista goiana, dedicada à moda noivas, criou produtos com renda 100% revertida ao projeto. São tênis (uma belezinha) e camisetas customizadas.

A personagem Ju, desenhada pelo cartunista Gabriel Rodrigues, ganhou super-poderes ao passar por uma bola de fogo. E fogo é referência na vida da estilista: “Aos quatro anos tive queimaduras em várias partes do corpo, perdi os dedos da mão esquerda e dos pés. Minha mãe biológica me abandonou no Hospital de Queimaduras, e fui adotada ainda no hospital por uma família maravilhosa. Sofri bullying na infância e adolescência, mas sempre fui incentivada a lutar por meus sonhos e objetivos”.

Com Ju Sem as Mãos, ela demonstra que “mesmo com nossas limitações, temos muito a oferecer e só queremos ser tratados com respeito. E, como mãe (de Miguel e Aurora), acredito que podemos mudar a educação a partir de nossas crianças. O gibi será, principalmente, para as crianças com deficiência se verem e se sentirem representadas”.

Ju é super-heroína porque, justifica sua criadora, os super-heróis “ lutam para defender o mundo e ajudar outras pessoas. Por que não pessoas com deficiência também? Afinal, é por isso que lutamos: para que nos vejam acima de nossas deficiências”. Assim, outra história real  contada pela personagem é Milena Struck, Miss Universo Infantil 2019, que possui agenesia de antebraço.

(Os tênis e camisetas assinados pela estilista Juliana Santos podem ser comprados diretamente em https://www.instagram.com/jusemasmaoss/) e https://www.tiktok.com/@jusemasmaoss?lang=pt_BR).

Inspiramais exibe inovações antivirais

A Rhodia coloca no mercado o fio têxtil de poliamida Amni® Vírus-Bac Off, que protege contra os vírus envelopados, como são classificados os vírus como influenza, herpesvírus, novo coronavírus e outros. A tecnologia exclusiva da Rhodia é capaz de tornar inativos os vírus e eliminar as bactérias presentes em uma superfície têxtil, impedindo a chamada contaminação cruzada entre os artigos têxteis e os usuários.

Também em resposta à virulência da Covid-19, desponta um produto da Suntex Brasil feito com a TNS Nanotecnologia:  um laminado sintético com capacidade de inativar diversos tipos de bactérias e vírus envelopados. Segundo os fabricantes, “a solução oferecida diminui em 99,99% as chances de contaminação cruzada e pode ser comprovada através de laudos”. Pela ação de nanopartículas, que desativam a camada lipídica dos vírus, é possível inativar o micro-organismo depois de 30 segundos do contato com o aditivo.

Essas duas inovações, criadas em tempo recorde devido à pandemia, e outros cinco mil itens, estão no Inspiramais 2021, salão de design agora em edição 100% digital. Coordenado pelo estilista-designer Walter Rodrigues, o Inspiramais apresenta projetos e soluções em produtos sustentáveis, design inovadores e soluções de inovação e tecnologia.

Seus 150 estantes virtuais, que expõem e comercializam matéria-prima para a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleira, automotiva, acessórios e bijuterias, receberam 40 mil visitantes cadastrados. “Não há fronteiras, nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, saudou Ilse Guimaraes, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos Assintecal, que há dez anos idealizou o salão.

Nessa edição, em agosto, apenas nos três dias de abertura, além de três mil agendamentos de negócios, foram realizadas 300 rodadas de negócios internacionais, com compradores da Argentina, Colômbia, Peru, Equador, México, Índia, Estados Unidos de Bolívia.

Confira todas as novidades do salão, até 30 de setembro, em https://inspiramaisdigital.com.br

Tênis de primavera-verão ganham cores de sorvete

As garotas já podem ver nas vitrines a coleção Color Love, que a Via Marte propõe para os meses de sol. Os tênis estão com cores que remetem aos sorvetes de frutas. Divididos entre candy colors e intense colors, eles surgem com toda a sua suavidade através de variações de rosa, verde, amarelo, azul e lavanda, combinados entre si ou também contrastando com as nuances marcantes como os vivos pink, o laranja, verde e azul.

Em opção de modelos, o chunky sneaker traz salto anabela embutido para conferir uma silhueta mais alongada favorecendo a postura e os flatforms, que trazem todo o conforto do tênis, aliados a um salto plataforma que alonga as pernas. Há opções também ao estilo mule, que deixam o calcanhar a mostra.