Estados Unidos e China realizam discussões em nível operacional sobre o setor de defesa

406

Autoridades da defesa de Estados Unidos e China realizaram diálogos em nível de trabalho visando, aparentemente, garantir que as tensões bilaterais não fujam do controle.

Em um comunicado, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que os dois lados debateram o relatório anual do Pentágono sobre as forças militares da China durante uma reunião virtual na terça-feira. O relatório, divulgado em novembro, alerta sobre o rápido crescimento militar chinês, incluindo a posse de ogivas nucleares.

O comunicado americano afirma que os dois países “realizaram uma discussão construtiva para fortalecer a compreensão e manter abertos os canais de comunicação entre o Departamento de Defesa e o Exército de Libertação Popular”.

Fontes no governo americano informam que preparativos estão sendo realizados para conversas por telefone entre o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, e o responsável correspondente no lado chinês. Os diálogos visam, aparentemente, evitar choques acidentais em meio ao aumento das tensões sobre as atividades da China no Estreito de Taiwan e no Mar da China Meridional.