Estabilização econômica levará mais que 3 meses

374

Empreendedores Reginaldo e Luan Stocco, fundadores da startup paranaense Vhsys

A  Vhsys, sediada em São José dos Pinhais, startup que oferece sistema de gestão empresarial, realizou uma pesquisa com 932 micro e pequenos empreendedores de todo o País, 186 deles no Paraná, para saber qual a expectativa deles frente ao avanço das imunizações e no cenário pós-Covid.

O levantamento mostrou que 83,8% dos empreendedores paranaenses acreditam que a situação econômica deve se estabilizar em mais de 3 meses, o que ainda assim permitirá aproveitar as vendas de Black Friday e Natal, outros 16,2% acreditam que isso deve acontecer em menos de 3 meses.

“O principal objetivo de uma empresa é conquistar e manter clientes. Na pandemia, não ter canais de vendas online se assemelhava com fechar as portas, por isso buscamos alternativas para auxiliar os empreendedores”, afirma Reginaldo Stocco, CEO da empresa, que junto com Luan Stocco, fundou a  Vhsys.

A venda online se tornou tão relevante na pandemia que a Vhsys passou a oferecer aos seus clientes a sua loja virtual própria gratuita para até 50 produtos, que pode ser usada também como catálogo para redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Desde então, são quase 4.000 novas lojas virtuais ativas na Vhsys, nas quais o volume de vendas aumentou 30,14% no primeiro semestre de 2021, comparado ao 1º semestre de 2020. No cenário nacional, entre as principais diferenças do atual levantamento e o levantamento realizado pela empresa em março do ano passado, no início da pandemia, está o foco em vendas online, que passou de 29,1% para 43,6%. No início da pandemia, a maior preocupação era com o corte de gastos, 58,3%, seguida pela renegociação de dívidas e acordos, 41,7%.

Com lojas físicas fechadas, a migração das empresas para o digital foi acelerada. Em um cenário em que a tecnologia ganhou ainda mais relevância, 80,8% dos entrevistados afirmaram usar o WhatsApp como canal de venda, 55,7% usam o Instagram e 39,9% usam o Facebook.

Operações financeiras em bancos digitais

Breno Guelman: “população já reconhece as soluções dos bancos digitais no mesmo nível ou até superiores aos dos bancos tradicionais”

Levantamento do banco digital BS2 revelou que empresas sulistas têm migrado suas contas para os bancos digitais. Foram ouvidos líderes de pequenas e médias empresas da região, entre os dias 24 de junho e 13 de julho de 2021.

De acordo com o estudo, entre as companhias que utilizam os novos bancos, 62% dos empresários sulistas abriram sua conta há três anos ou menos. No entanto, quando questionados se em um futuro concentrariam as operações financeiras da empresa em um banco digital, a região lidera o ranking com 78%, seguida por Nordeste (76%), Sudeste (74%) e Centro-Oeste e Norte (73%).

“É possível constatar que a população brasileira já reconhece as soluções dos bancos digitais no mesmo nível ou até superiores as dos bancos tradicionais”, afirma Breno Guelman, executivo do BS2. “Essa transformação foi primeiro percebida na Pessoa Física e agora começa a ficar evidente para as Pessoas Jurídicas, em especial para as PMEs que representam a maior parte das empresas no país”, completa. O BS2 é um banco digital com diversas soluções financeiras e de tecnologia para empresas e pessoas físicas. Foi pioneiro no País na oferta de uma conta digital integrada a uma jornada de investimentos e conta internacional, com saldo em dólares, no mesmo APP.

DAF é eleita a “Marca do Ano”

Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil: “recebemos novamente o título de Marca do Ano pela Fenabrave”

A DAF Caminhões Brasil é eleita pela quarta vez a “Marca do Ano”, na categoria Caminhões e Ônibus, na Pesquisa realizada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave. A Assodaf, Associação Nacional dos Distribuidores DAF, pelo quinto ano consecutivo se mantém nas primeiras colocações entre as Associações de Marca. A escolha foi feita por meio da 25ª Pesquisa de Relacionamento com as Marcas, que ocorre desde 2003, e tem o objetivo de avaliar o relacionamento dos distribuidores de Veículos com o Mercado.

“É com muito orgulho e satisfação que recebemos novamente o título de “Marca do Ano” pela Fenabrave. Essa conquista prova a sinergia e engajamento dos Concessionários DAF, que são peças fundamentais para o nosso sucesso no país”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

A fábrica da montadora DAF fica , em Ponta Grossa-Pr,   DAF é subsidiária da Paccar, uma das maiores empresas de tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados.

Estacionamento rotativo pago por PIX

A Estar Digital adotou o pagamento por PIX em Curitiba

Estacionar em uma das 13 mil vagas do estacionamento rotativo de uma das maiores cidades brasileiras ficou mais fácil. A Estar Digital adotou o pagamento por PIX em Curitiba, o que garante a compra imediata, rápida e sem nenhum custo adicional ao usuário do estacionamento rotativo. O pagamento por PIX  garante a compra de crédito fracionado ou hora cheia. “O usuário paga e já tem o crédito na hora. Ele é rápido, já está no dia a dia da população, muito prático”, comenta o Diretor de Tecnologia da Estar Digital, Adriano Krzyuy. Com a modalidade PIX, será possível também quitar as eventuais notificações recebidas por motoristas que estacionaram de modo irregular. Para aderir é fácil: basta baixar o aplicativo gratuito da Estar Digital – ele tem o ícone da letra E em tons verde-claro e branco – disponível nas versões Android e iOS (na App Store: https://apps.apple.com/br/app/estar-digital-curitiba/id1514463680 e Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.estardigital.curitiba.motorista) – Estar Digital Curitiba). Com o app oficial, homologado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), é possível comprar, estacionar e saber todo o histórico de utilização.

A.Yoshii é destaque na Engenharia

O Ranking da Engenharia Brasileira 2021, que qualifica as maiores companhias do setor no país, destacou as empresas que compõem o Grupo A.Yoshii, referência em construção civil no Brasil há mais de 50 anos. O levantamento, divulgado no fim do mês de julho pela Revista O Empreiteiro, colocou a A.Yoshii Engenharia e Construções como a quinta maior construtora de obras corporativas da Região Sul do país e a 38ª do ranking nacional.

A pesquisa anual, que comemora sua 50ª edição neste ano, traz um levantamento das 500 maiores empresas de engenharia brasileiras. Na categoria Incorporação Imobiliária, a A.Yoshii ficou na 10ª colocação nacional.

Renegociação de dívida do MEI

A pedido do Sebrae e de outras instituições, o governo federal resolveu ampliar o prazo para a regularização dos microempreendedores individuais (MEI) que estão com débitos com a Receita Federal. Esses donos de pequenos negócios terão, a partir de agora, até o dia 30 de setembro para quitarem ou parcelarem suas dívidas com o Fisco.

As pendências podem ser quitadas ou renegociadas na página do portal do empreendedor (gov.br) ou no portal do Simples Nacional. De acordo com dados da Receita Federal, existem mais de 4,4 milhões de empreendedores inadimplentes, o que representa cerca de 1/3 do total de inscritos.