A Prefeitura de Piraquara extinguiu a cobrança da Tarifa de Expediente, de R$ 9,38, que compõe o lançamento do tributo nos carnês, somada ao Imposto Predial e Territorial Urbano. A medida já vale para o exercício 2022, onde o contribuinte pode emitir nova guia por meio do site www.piraquara.pr.gov.br ou diretamente na sede da Prefeitura de Piraquara ou na Regional do Guarituba, sem o respectivo valor. Para aqueles que eventualmente já efetuaram o pagamento, está disponível o ressarcimento por meio de protocolo online ou atendimento presencial. Aos contribuintes que comprovadamente tenham pago taxa de expediente sobre guia de pagamento de IPTU (2017 até 2022), a restituição se dará somente por meio de transferência bancária em conta corrente, na pessoa do Contribuinte, ou por seu representante legal devidamente constituído.

Iniciativa distribuirá calcinhas para mulheres em vulnerabilidade social de Cianorte
Quando paramos para pensar o que as pessoas normalmente fazem com a roupa íntima que não usa mais, o que vem à mente da maioria é o descarte. Poucos cogitam a possibilidade de higienizá-la e doá-la para quem precisa. Diante da realidade de muitas mulheres que não possuem condições financeiras para comprar uma calcinha básica, a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes e a empresa de Lingerie Karícia Moda Íntima distribuirá 600 unidades para o público atendido pelo programa “Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual”. “Na ocasião em que começamos a distribuição de absorventes higiênicos para as mulheres com ciclo menstrual ativo, pertencentes a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, percebemos que muitas tinham a carência da calcinha. Então, entramos em contato com a empresa, explanamos o problema e nesta quarta-feira [03] estamos recebendo essa doação. Por isso, agradecemos à Karícia por ter se sensibilizado com a causa”, destacou a secretária da pasta, Fernanda Michelato Spagolla Silva, acrescentando que na próxima sexta-feira (05), as lingeries já serão distribuídas em ação no bairro Aquiles Cômar.

Implantado novo piso salarial para categoria de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Fazenda Rio Grande
Implantado novo piso salarial para categoria de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. O Prefeito Municipal recebeu em seu gabinete os representates do SINDACS (Sindicato ACS e ACE do Paraná) juntamente do vereador Fabiano Fubá para anunciar a implantação do novo piso salarial já a partir desta sexta 05 de agosto. “Há mais de 11 anos esperamos por essa conquista’’ – explicou Melani Vieira, ACS há 17 anos em Fazenda Rio Grande.

Araucária receberá o Parque dos Dinossauros em dezembro
Motivo de grande sucesso nas cidades pelas quais já passou, o Parque dos Dinossauros, do escultor e artista Jonas Lima Correa Neto, virá a Araucária no mês de dezembro deste ano. A exposição acontecerá no Parque Cachoeira entre os dias 1º a 11 de dezembro, junto a Feira Sabores das Colônias que também será nos primeiros dias de dezembro. Estarão expostas 52 esculturas (entre ovos e dinossauros). Algumas delas chegam a 10 metros de altura, outras a 5m e as menores a 2m e 1m. As esculturas são confeccionadas em argila, de modo totalmente artesanal, e recebem revestimento em fibra e resina, tornando-as mais resistentes. As esculturas jurássicas contam também com pintura realista e texturas, fato que atrai ainda mais o público, principalmente os olhares curiosos das crianças. O Parque dos Dinossauros estará aberto para visitação no mesmo horário de abertura do Parque Cachoeira, diariamente das 5h às 23h. A entrada será gratuita.

Projeto capacita mulheres do distrito de São Luiz para a produção de alimentos em Londrina
Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, inicia o projeto “Produção de Compotas, Geleias e Licores”, no distrito de São Luiz. Por meio da ação, 35 mulheres serão capacitadas para produzir alimentos, os quais poderão ser comercializados por elas, gerando renda para suas famílias. A formação será ministrada por docentes do curso de Tecnologia de Alimentos da UTFPR, em dois dias, 10 e 18 de agosto, das 13h30 às 16h40, no Salão Paroquial de São Luiz. O primeiro encontro, no dia 10, será sobre práticas de higienização de utensílios, embalagens e frutas; preparo de frutas; produção de geleia de morango, manga e maracujá e doce de maçã com pinhão. No segundo encontro, no dia 18, as mulheres aprenderão a fazer doce de abacaxi com coco e pimenta, compota de mamão em pedaço e licor de jabuticaba e maracujá.

CMAE recebe materiais que auxiliarão nas avaliações e intervenções terapêuticas dos educandos da rede municipal de Guaratuba
O CMAE – Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Educacional Especializado, vinculado à Secretaria Municipal da Educação, começou a receber na terça-feira (2) novos protocolos, testes de avaliação e jogos que serão usados nas intervenções terapêuticas dos educandos da rede municipal de ensino. Estes materiais serão utilizados pela equipe multiprofissional do CMAE, composta por fonoaudióloga, psicopedagoga e psicóloga. E são de extrema importância, já que significam maior confiabilidade no processo de avaliação e maior efetividade no processo de intervenção. Estes testes trazem um aprofundamento no que se refere às dificuldades e potencialidades do educando, para melhor direcionamento do trabalho educacional.