Foi após um teste de ancestralidade apontando sua origem guarani que a escritora Renata Tolli passou a ter curiosidade sobre os povos antigos. Vivendo fora do Brasil há muitos anos, Renata desenvolveu a consciência de entender, resgatar e preservar a cultura dos povos originários.

A partir da sua própria experiência, surgiu a ideia de uma narrativa ficcional inspirada na mitologia dos povos Huni Kuin, guardiões de um dos territórios de maior biodiversidade do planeta, no coração da Floresta Amazônica, espalhados em sete comunidades entre o Brasil e o Peru.

Confira uma entrevista exclusiva com a autora sobre esta obra e projetos vindouros, que incluem uma trilha sonora com bandas de Metal:

x

Assim nasceu “Mukani Descobre Sua Força”. Envolto em magia e mistério, o livro conta a incrível história da menina “yuxiã” que possui o poder de se comunicar com animais, plantas e os espíritos encantados Yuxibu, sendo a única pessoa a poder ajudar o povo de sua aldeia contra o plano de desmatamento do Senhor Txakabu, o Senhor do Mal.

Para embarcar nessa jornada, Renata teve a ajuda de um time de especialistas que envolveu profissionais de diversos países, como a antropóloga e indigenista Virginia Gandres, o professor Dr. Joaquim Maná Huni Kuī, um dos únicos indígenas no Brasil com PhD em linguística, e os ilustradores Vinícius Galhardo, responsável pela capa e por ilustrações, e Acelino Huni Kuī, pelas ilustrações Hãtxa Kuin.

O livro foi produzido em duas versões trilíngues: espanhol, hãtxa kuin e inglês; e português, hãtxa kuin e inglês. O pré-lançamento aconteceu no dia 05 de março em Miami (EUA), no evento The Vital Voices Democracy, do Vital Voices Global Partnership, organização não-governamental sem fins lucrativos que trabalha com mulheres líderes nas áreas de empoderamento econômico, participação política das mulheres e direitos humanos.

Já o lançamento oficial está marcado para o dia 19 de abril, Dia do Índio, pela Editora InVerso que, seguindo com a sua missão de fomentar a cultura por meio da literatura, aposta na produção literária dessa obra infantojuvenil que resgata a memória ancestral para despertar o interesse de jovens leitores nos costumes e ensinamentos dos povos das matas, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural imaterial e promovendo a narrativa fantástica como uma forma de manter vivos mitos, lendas e histórias.

Assim, Mukani é uma aventura que reflete sobre a urgência da preservação ambiental e os cuidados com os povos originários, além de trazer importantes lições sobre coragem, força, amor e amizade.

Uma parte da arrecadação das vendas da obra será destinada à FEPHAC (Federação do Povo Huni Kuin do Estado do Acre), para que a organização possa dar continuidade aos programas de educação, fortalecendo o idioma hãtxa kuin dos povos indígenas.

Sobre a autora:

Renata Tolli é ativista, professora, empreendedora social e professora. Vivendo há mais de vinte anos fora do Brasil, atualmente reside em Israel. Como escritora, Renata tem o objetivo de compartilhar com o máximo de pessoas possível uma mensagem de paz, superação e equilíbrio, para combater qualquer tipo de preconceito, bullying, discriminação racial, social e étnica entre jovens e adultos.