Empresa de Joinville lança vestuário anticoronavirus

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A catarinense BeCauz coloca no mercado o Kit Hope Fashion, composto por máscara e camiseta que protegem contra bactérias e vírus como influenza, herpesvírus e o novo coronavírus. Segundo a fabricante, é “a primeira solução do mercado nacional em roupas que garantem proteção total por todo o tempo útil das peças, que não perde a eficácia com o número de lavagens”.

Já disponível para pré-venda pelo site https://www.becauz.com.br/, a distribuição está prevista para 15 de julho. Metade do lucro será destinada para o G10 Favelas, bloco nacional de solidariedade.

O fio é manufaturado e fornecido pela Coltex, que usa tecnologia da Rhodia, empresa do grupo Solvay, e recebeu o nome de Amni® Virus-Bac Off. Esse fio de poliamida funcional bloqueia a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário, evitando assim que a roupa seja veículo de transmissão de vírus e bactérias que podem estar em uma superfície têxtil.

Um agente antiviral presente na matriz polimérica do fio de poliamida Rhodia, que tem afinidade eletrônica com regiões de proteínas da estrutura externa do vírus, impede a hospedagem em células humanas, bloqueando a contaminação. As peças foram submetidas a testes de laboratório que seguiram os protocolos internacionais da norma ISO 18184 (Determination os Antiviral Activity of Textile Products) e ação antibacteriana comprovada  de acordo com as normas têxteis internacionais AATCC100.

O Kit Hope Fashion é mais uma iniciativa de um grupo de empresários e voluntários de Joinville. A mais conhecida dessas ações foi liderada por Jonas do Carmo, dono da Beetêxtil, que fez máscaras cujo lucro foi direcionado para o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O sucesso foi tão grande que ele convenceu outros cinco concorrentes a se aliarem na causa.   A repercussão da iniciativa gerou um movimento na cidade para o lançamento de outras ações de impacto. Além da Beetêxtil e da Heroyz, de Eduardo Borba, abraçaram a causa a grife Escaramuça que luta pela causa da Equoterapia no Brasil, o fotógrafo Fabrizio Motta e a agência GasModels que fornece modelos para as peças publicitárias.

A plataforma BeCauz está disponível para contato de instituições que trabalham em prol de comunidades carentes afetadas pela pandemia para formação de novas parcerias, bem como de empresas que estejam interessadas em adquirir o kit para seus colaboradores e clientes.

Inspiramais vai ser digital

Único salão de design e inovação de materiais para moda da América Latina, o Inspiramais, devido à pandemia do coronavirus, terá sua edição 100% digital, de 25 a 27 de agosto.   A apresentação de lançamento será nesta segunda-feira, dia 29, às 14h, no Youtube.

Nesta edição, entre suas principais atrações estão showrooms e estandes virtuais, projetos inovadores, vitrines interativas, salas virtuais para reuniões e encontros com personalidades do mercado. Criado há uma década, o Inspiramais é referência para os setores da moda, recebendo os principais players mundiais e empresários dos segmentos como calçadista, confecção, bijuterias e moveleiro, além de estilistas, designers e formadores de opinião.

Com mediação de Rafael Weber, diretor da W/África, a live de segunda-feira reúne Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, Cândida Cervieri, diretora Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, José Fernando Bello, presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, e Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

Bazar beneficente faz leilão online

A rede solidária Somos + Arq. PR ganhou parceria de lojas dos shoppings Mueller, Barigui e Pátio Batel para promover o bazar beneficente, que acontece por meio de leilão via online, desta sexta 26 até 5 de julho. As peças estão disponíveis em http://somosmaisparana.guimuller.com.br/. Todo o valor arrecadado será destinado a compra de cestas básicas para comunidades de Curitiba e Região Metropolitana.

“Esse é um momento que estamos nos unindo para fazer o bem. Nada melhor do que envolver shoppings e marcas também em prol dessa causa”, diz o arquiteto Jayme Bernardo, à frente do Somos+PR ao lado de Elaine Zanon e Jorge Elmor. O projeto solidário é nacional e surgiu de apoio aos carentes durante a pandemia do coronavírus. No Paraná, mais de 200 arquitetos e designers já ajudaram mais de 37 mil pessoas.