Em Brasília, Ratinho Junior apresenta avanços das obras com Itaipu a ministro de Minas e Energia

323
Bento Albuquerque, Ministro de Minas e Energia do Brasil, recebeu há pouco o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior junto do presidente da Copel Daniel Slaviero. Foto: Bruno Spada/MME

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, apresentou hoje (24), ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o avanço das obras de infraestrutura financiadas pela Itaipu Binacional no Paraná. O encontro foi em Brasília, onde o governador cumpriu agenda durante o dia. Também participou o presidente da Copel, Daniel Slaviero.

“Queremos transformar o Paraná em um hub logístico da América Latina. Para isso, contamos com a parceria da Itaipu Binacional, que está financiando a realização de importantes obras de infraestrutura no Oeste paranaense. Resolvemos gargalos e aceleramos ainda mais o crescimento do Estado como um todo”, afirmou o governador.

O pacote de investimentos da Itaipu Binacional contempla diversas obras prioritárias no Oeste paranaense e soma mais de R$ 1 bilhão. O objetivo da iniciativa é acelerar o desenvolvimento da região. Os compromissos foram firmados junto ao Governo do Estado, responsável pela gestão das obras.

Ao ministro, o governador entregou um relatório com fotos e o status de execução das obras em andamento. Ele envolve, por exemplo, a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, que neste mês atingiu 73% de execução.

Entre as outras obras que constam no acordo, está a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), a construção da rodovia Perimetral Leste, a revitalização da Estrada Boiadeira, a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – concluída e entregue em abril deste ano.

AGENDA – Mais cedo em Brasília, Ratinho Junior, junto com o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, entregou ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bin, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto da Nova Ferroeste. O encontro foi realizado com técnicos do órgão ambiental em Brasília para tratar do empreendimento.

Com AEN