Nessa semana faço uma pausa nas minhas reflexões, para fazer um convite especial.

E com grande alegria que convido você, leitor, para o lançamento do meu livro A VIDA E BELA, no próximo dia 23, quinta-feira, às 19 horas, no Clube Curitibano.

A ideia de reunir meus textos partiu de um dos editores, que também sugeriu o titulo. Sabedor do meu interesse em ajudar os pacientes de ELA, principalmente os menos favorecidos ou que não têm condições de arcar com os custos de planos de saúde, idealizou uma obra, na qual os colaboradores fizessem o trabalho de forma gratuita, em prol de uma causa nobre.

E, assim, tudo fluiu rapidamente. O trabalho dos editores jornalistas Luiz Renato Ribas Silva e Célio Heitor Guimarães, do fotógrafo José Kalkbrenner Filho, do criador da capa Manuel Ubirajara Menezes Silva e o apoio do Sistema Fecomercio, através de seu presidente Darci Piana.

O evento faz parte do Projeto “Memorias Paraná”, com o apoio institucional do Clube Curitibano, Academia Paranaense de Letras e GRPCom.

Importante destacar, também, o projeto de inclusão social, introduzido pioneiramente no Brasil pelo Clube Curitibano, criando um departamento para esse fim. Portanto, serão bem-vindos os portadores de necessidades especiais.

O livro custará somente R$ 25,00 e terá toda a sua renda revertida para a Associação Pró-Cura da ELA, que visa o assistencialismo e que fará a venda e distribuição após o lançamento.

A Associação Pró-Cura da ELA conta com mais de seis mil associados e em torno de vinte e cinco mil pessoas no seu grupo do Facebook. Tem como missão promover assistência social, fornecendo gratuitamente informações de qualidade, acolhendo os pacientes e familiares de ELA, além de capacitar profissionais da saúde e cuidadores (familiar ou não). Sobrevive unicamente de doações, as quais revertem na compra de respiradores, assistentes de tosse, notebooks e aparelhos de comunicação Tobii, que são emprestados para os pacientes, bem como doando ambus, materiais, medicamentos e dietas para nutrição enteral.

Há vários profissionais como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros que não medem esforços para contribuírem, voluntariamente, orientando, cada qual com seu conhecimento, facilitando o acesso rápido e fácil à informação.

Não conseguirei autografar, pois não consigo mais escrever, mas terei o prazer de receber pessoalmente cada um dos leitores-convidados, com um sorriso, uma foto e uma piscada.

Venham, adquiram o livro para si, e também presenteiem seus amigos.