Evento reunirá 800 participantes para discutir sobre qualidade de vida.

Começa nesta sexta-feira (31), às 19h, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba. O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, abrirá oficialmente o evento, que até o próximo domingo (2) reunirá cerca de 800 participantes – entre 600 delegados eleitos nos eventos preparatórios locais e distritais e 200 convidados e observadores. Eles participarão de palestras, mesas-redondas e trabalhos em grupo em torno do tema “Saúde e qualidade de vida, políticas de estado e desenvolvimento”.

“A Conferência Municipal de Saúde é de suma importância porque desde o começo dos anos 90 é a base da construção do sistema público de saúde”, diz Ducci, referindo-se ao evento que acontece a cada 2 anos para avaliar a situação da saúde no município, propor diretrizes para os planos municipais de saúde a cada 4 anos e eleger as novas composições do Conselho Municipal de Saúde. As contribuições para o plano foram levantadas na 8ª Conferência, em 2005. Outras serão apresentadas em 2009.

Representação – Têm representação assegurada na conferência os segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores públicos de saúde e que participaram das pré-conferências locais e distritais. Ao todo foram realizadas 104 eventos locais, vinculados às unidades de atendimento da rede municipal de saúde onde estão organizados, e 8 distritais.

Os usuários constituem 50% da representação e os trabalhadores, 25%. Os dois últimos dividem o percentual restante das 36 vagas de conselheiros titulares e 45 de suplentes. A paridade é a mesma também nos outros dois níveis de representação – local e distrital.

Convidados – Entre os convidados para a 9ª Conferência Municipal de Saúde estão o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda, de Belo Horizonte (MG), que fará palestra sobre o tema central, e o representante do Conselho Nacional dos Secretatários Estaduais de Saúde (Conass), René José Moreira dos Santos, que falará sobre o Pacto pela Saúde.

O pacto é o compromisso assumido por estados e municípios, com o governo federal, de manutenção e consolidação do sistema Único de Saúde (SUS). Curitiba foi a primeira grande cidade brasileira a assinar o documento, no começo do ano.