Do palco às páginas

578

Livro de cartunistas de Curitiba em lançamento virtual

Na quarta-feira, 1º/9, será lançado o e-book CARICATURAS E TIPOS CÔMICOS NO TEATRO ((Editora Arte Final), organizado por Ismael Scheffler e José Marconi de Bezerra de Souza. Em um evento ao vivo transmito pelo canal TUT – Teatro da UTFPR Curitiba no Youtube, os organizadores e cartunistas vão destacar os processos criativos e de trabalho, além de trocar experiências e conversar com o público, que poderá fazer perguntas e comentários.

Além de poder interagir com os artistas, quem estiver assistindo a transmissão ao vivo também receberá o link para fazer download do livro e ler, ver e curtir a obra. São 192 desenhos de 96 personagens cômicos de nove produções cênicas do grupo de teatro, entre de 2005 a 2010.

O leitor encontrará os processos dos nove  cartunistas que encararam o desafio. Cada um deles foi instigado a criar um estilo diferente dos outros na aventura de desenhar “caricaturas de personagens caricatos”, retratando a aparência das figuras, como também a anatomia dos atores e atrizes que deram vida a elas.

Os cartunistas (Alan Rodrigues Rêgo, André Vieira, Danka Farias de Oliveira, João Pedro Neto, José Marconi de Bezerra de Souza, Letícia Máximo, Maiara Midori Cunha, Priscila Celeste Chiang e Vinícius Calegari Marocolo) são alunos e os organizadores (Ismael Scheffler e José Marconi de Bezerra de Souza) são professores do curso de Design da UTFPR, campus de Curitiba.

Scheffler, coordenador do TUT e diretor das produções, diz: “Os desenhos foram produzidos em um período de três meses. Um grande desafio! Esse livro também inaugura as comemorações do TUT que, em 2022, comemorará seu cinquentenário. Esse livro é, em si, uma produção artística muito bonita, mas é também um trabalho de documentação histórica que usa o desenho criativo no resgate da memória teatral. É muito bacana: personagens e peças do passado ganham nova vida nos desenhos deste livro”.

 O e-book se completa com informações sobre as peças, algumas fotos que inspiraram os desenhos e croquis de estudos anatômicos. Por exemplo, a peça Príncipe de Verona, com o ator Levi Brandão, e o desenho de João Pedro Neto.

Por abranger diferentes linguagens artísticas, a obra é indicada para desenhistas, designers, pessoas do teatro, da fotografia, das artes visuais e da literatura, sejam estudantes, profissionais ou amantes da arte em geral.

Participe: online e gratuito, 1º/09/2021, às 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GarB-Vep-dc