Pela primeira vez o design de joalheria dos irmãos Burle Marx, Roberto (1904 – 1994) e Haroldo (1911 – 1991), é mostrado, junto, em uma galeria, reunindo em exposição relíquias modernistas, São cem desenhos que podem ser vistos em São Paulo. Para o museólogo Antonio Carlos Suster Abdalla, “reunir e confrontar os croquis, instiga-se uma interpretação afetiva e ousada”, uma vez que os irmãos ficaram afastados por mais de 40 anos “por questões de incompatibilidade e assuntos privados”. E aponta: “A rica e diversa obra de raiz brasileira é o denominador comum dos dois”.

Haroldo foi joalheiro de fama internacional. A atriz Natalie Wood, o cantor Plácido Domingo e a rainha Margarida, da Dinamarca, são algumas das personalidades que adquiriram joias com sua assinatura.  Roberto, mais famoso que o irmão mais velho, era artista múltiplo e paisagista.

“Cabe ao espectador, ou ao amante de design de joias, fruir e fazer a leitura das especificidades de cada artista presentes na mostra. Se deliciar com os traços dos desenhos como desenhos (nada mais), ou as possibilidades das tridimensionalidades das peças, ou ainda notar aproximações e diferenças óbvias entre ambos. Roberto, assina Roberto, e Haroldo assina Haroldo.  Burle Marx faz jus a ambos”, diz Abdalla.

Confira na Arte132 (Av. Juriti, 132, Moema, SP), até 30 de julho

De segunda a sexta, das 14 às 19h. Sábados, das 11 às 17h. Entrada gratuita

Novos Designers do Shop2gether em 9ª edição

Com formato 100% circular, iniciando as comemorações dos 10 anos do Shop2gether, o maior e-commerce de moda nacional anuncia a nona edição do projeto Novos Designers, com curadoria de Ana Isabel de Carvalho Pinto e consultoria de Costanza Pascolato. Diz Ana Isabel. “Nesta edição, o que nos interessa são as características extremamente humanas”

Com joias, calçados, roupas e moda praia, trazendo os conceitos de instinto, emoção, criatividade e curiosidade nas criações autorais, participam Maya Mamede, da Minú Lab; Paola Serra, da Le Bain; Priscila Starcharvski, da KOR; Gabriela Nasci, da Le Borô;  Carol Celico, da Niini, e Nathalie Edenburg.

Todo o resíduo têxtil gerado das coleções de verão será reaproveitado para a criação de novas peças que serão apresentadas em agosto.

Assintecal dá visibilidade ao Inspiramais

Salão que lança a moda em componentes e insumos para os setores de calçados, móveis, bijuterias e confecções, o Inspiramais vem sendo tema de muitos encontros compartilhados pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos-Assintecal.  Nesta edição, em Porto Alegre, dias 19 e 20 de julho, o tema principal é a Terra, resultado de pesquisa do Núcleo de Design e Pesquisa, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, apresentada nesta semana  em Novo Hamburgo.

Ele adianta que os materiais foram concebidos seguindo os conceitos de biomimética (referências na natureza), simbiose (organismos antagônicos convivendo no mesmo espaço/produto) e metaverso (realidade simulada por meio da inovação computacional). “A pesquisa levou em consideração o cuidado com o planeta Terra, as rupturas ocasionadas pela pandemia de Covid-19 e as inovações que serão provenientes desse processo”, observa.

“O Inspiramais tem o compromisso de apontar os caminhos para o setor de componentes e insumos. E só existe um caminho a seguir, o da sustentabilidade”, afirma Silvana Dilly, superintendente da Assintecal, responsável pelo evento. “Por isso trabalharemos o conceito em todos os dias do evento”.

Como um dos meios para se alcançar objetivos sustentáveis é o conhecimento, Assintecal e Sebrae realizam mapeamento e quantificação dos materiais no calçado brasileiro. Com uma amostragem de 200 milhões de pares, os dados revelam que os cabedais de laminados de poliuretano respondem por mais de 40% do total produzido. Em seguida estão laminados de PVC (25%), têxteis (20,9%) e couro (12,8%). Já no forro, o componente mais utilizado é o laminado de poliuretano (60,65%), enquanto nos solados é o PVC (33,3%) e nos enfeites os metais (36,38%). Os adesivos são majoritariamente à base de água (54,68%).

O guia pode ser obtido pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.