O governador Roberto Requião acompanha o desfile cívico-militar que encerra a Semana da Pátria, nesta sexta-feira (7), na Avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico.


O desfile, que começa às 9h30, vai contar com a participação da Patrulha Escolar Comunitária, de quatro escolas da rede municipal de ensino, 43 da rede pública estadual, de escolas que recebem atendimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e de 10 entidades civis. Também desfilam tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e grupos da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

A apresentação começa com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por atletas vencedores da 70.ª Corrida do Facho, prova disputada por militares dos quartéis do Paraná em comemoração ao Dia do Soldado. Em seguida, os participantes ouvirão breve retrospectiva histórica sobre acontecimentos importantes do Brasil, como Entradas e Bandeiras, conflitos de fronteira e grandes líderes do País.

Na seqüência, terá início o desfile cívico-militar, com a Banda de Música da 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão de Exército, com 57 músicos sob a regência do tenente José Amorim. O grupamento de tropas composto por unidades da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná e da Guarda Municipal de Curitiba vai desfilar sob o comando do coronel Adalmir Manoel Domingos, diretor do Parque Regional de Manutenção. Os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5.º Batalhão Logístico conduzirão as bandeiras históricas do Brasil

A Legião Paranaense do Expedicionário, entidade que congrega os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira residentes no Paraná, a Academia Militar das Agulhas Negras, a Associação dos ex-alunos do Colégio Militar de Curitiba e o Colégio Militar de Curitiba também participam do desfile. A solenidade será encerrada perto das 12h30, com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria pelo tenente-coronel José Evane Dutra.

Junto com o governador, assistem ao desfile o vice-governador Orlando Pessuti, o comandante da 5.ª Região Militar/ 5.ª Divisão de Exército, Luiz Guilherme Terra Amaral, o comandante da Artilharia Divisionária da Quinta Divisão de Exército, Emir Benedetti, do tenente coronel José Evane Dutra, presidente da “Liga da Defesa Nacional” no Paraná, além de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais e municipais.