A Semana Nacional de Trânsito, iniciada ontem (18) tem este ano o Jovem e o Trânsito como tema.

Utilizado em campanha publicitária do Ministério das Cidades e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran. A exibição de filme em TVs a cabo começa nesta terça-feira e um spot de rádio passa a ser veiculado amanhã nas capitais. A campanha conta com divulgação sites na Internet e em ônibus (busdoor) de todas as capitais brasileiras.

O jovem, além de ser o foco da semana de trânsito, também foi o tema da I Semana Internacional de Prevenção de Acidentes de Trânsito, realizado pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde. O País tem mais de 40 milhões de condutores, sendo que cerca de 30% têm menos de 30 anos. Os jovens de 18 a 29 anos representam mais de 30% das vítimas fatais e mais de 40% dos feridos em acidentes de trânsito.
 De acordo com dados do Denatran, 44% dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas em 2004 tinham idade entre 18 e 29 anos, já em 2005 o percentual subiu para 46%, mantendo-se nesse patamar em 2006. Dados do Denatram revelam ainda que, em 2004, 3,2% dos condutores tinham menos de 18 anos, em 2005, o número subiu para 3,5%, em 2006, caiu para 2,6%.

 Ações do Denatran

Durante esta semana todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito realizam ações sobre o tema. O Denatran, em parceria com a TV Cultura, exibiu até o mês de agosto o programa Trânsito Consciente, uma série educativa voltada ao público jovem. Os programas estão disponíveis no site – www.denatran.gov.br. O Departamento prepara agora um caderno especial sobre os temas abordados no programa. O material será enviado para escolas públicas e particulares do ensino médio, cerca de 30% dos alunos receberão o material.
O Denatran realizará nos dias 16 e 17 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o II Seminário de Educação e Segurança no Trânsito, o evento reunirá especialistas, entre eles, educadores, sociólogos, profissionais da mídia e da saúde. Serão debatidos assuntos sobre o comportamento do jovem no trânsito, ações que podem ser desenvolvidas para a redução do número de acidentes e para a promoção de mais segurança nas vias brasileiras. Para participar do seminário basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do Denatran. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.