Maria Inês Pierin Borges da Silveira presidente da Accur

No próximo dia 15 de agosto será realizado  debate com o tema “A Importância da Cultura para o Desenvolvimento social Econômico do Brasil”. A promoção é da Academia de Cultura de Curitiba, ACCUR, entidade presidida por Maria Inês Pierin Borges da Silveira que está comunicando  e convidando interessados  para o evento.

Tendo como local  o auditório da Associação Comercial do Paraná(8º andar), o debate terá como moderador o advogado, escritor e jornalista Ernani Buchmann, que é presidente do Observatório da Cultura Paranaense. Entre os palestrantes convidados, estão o professor Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR ) e professor titular do Direito do  Departamento Privado da UFPR e Salete Machado Sirino, Reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e  Professora do Curso de Cinema e Audivisual e do Mestrado Profissional em Artes, do Campus  de Curitiba II/FAP. Também será palestrante Ericson Sávio Falabretti,  Pró-reitor de Desenvolvimento Educacional e professor do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR.

Da programação, com início previsto para as 14h30min, faz parte uma homenagem “In Memoriam”  a Ir. Ivo Clemente Juliatto. E as 15h00 início do debate. A presença pode ser confirmada pelo e-mail: accursecretaria@gmail.com

Poemas de Angel Popovitz na Espanha 

Poetisa Angel Popovitz   (Crédito da foto:Passoni)

Dois poemas da poetisa paranaense Angel Popovitz foram publicados na revista “Awen Magazine Art”, na Espanha, que é   um veículo de comunicação virtual  cujo objetivo é divulgar expressões artísticas e culturais de diversos países.

Os poemas de Angel Popovitz, publicado na revista espanhola, são: “NUANCES: Meus olhos/ olham a tela/e na tela/ do meu olhar/ encontro/a obra-prima/ do teu.” O outro poema é POÇAS:Tamborila a chuva /nas calçadas/poça de saudade /- não passa -/meu coração /feito tocha /esqueceu /a sombrinha /e a galocha,/em busca dos teus braços,/aperta os passos,/poça, /pés descalços,/nós)/e as barras das calças encharcadas.”

Angel Popovitz é natural de Palmeira, no Paraná. Amante da escrita que  “considero como uma terapia que enaltece a alma”, Angel tem trabalhos publicados em diversas  revistas literárias e conquistou menção honrosa na categoria haicai em língua portuguesa no Concurso Literário Yoshio Takemoto.

Miss Brasil Infantil comemora 25 anos

Mini Miss Brasil 2022, Betina Lucini (Paraná); Miss Brasil Infantil 2022, Carol Séra (Paraná), Danilo D’Avila; Miss Pré-Teen Brasil 2022, Camila Pelizza(SC). (crédito da foto: Stúdio Vargas)

Comemorando 25 anos de realização do Miss Brasil Infantil, promovido por Danilo D´Avila Eventos de Beleza, foram realizados no dia 23 de julho, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba os concursos Miss Brasil Infantil, Cinderela do Brasil e Miss Teen Brasil Nations. No evento final as candidatas desfilaram com trajes típicos, trajes de gala e com traje tema do ano: “Homenagem as culturas ao redor do mundo, distantes pela pandemia, mas próximas em nossos corações“. Foram eleitas Mini Miss Brasil 2022 – Betina Lucini (Paraná).  Já o Miss Brasil Infantil 2022  elegeu  Carol Séra (Paraná);  (Pará).  Enquanto isso o Miss Pré-Teen Brasil 2022  elegeu  Camila Pelizza (S.Catarina). O Miss Teen Nations Brasil 2022 elegeu Eduarda Cecagno (Verê – Pr).  O Miss Teen Simpatia Brasil Nations 2022  teve eleita  Gabriela Andrade; O Mini Cinderela Brasil 2022 – Betina Lucini; Cinderela Brasil Infantil 2022, Maria Clara Amaral e o Cinderela Pré-Teen Brasil 2022  com Íris Venzke.

Audrey Grubba  homenageada em Ponta Grossa

Audrey Grubba  e a  Prefeita de Ponta Grossa,  Elizabeth Schimidt

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, prestou uma série de homenagens neste mês de julho, por iniciativa do vereador Daniel Milla Fraccaro, que é presidente daquela casa de leis. Em entre as homenageadas com o Título de Cidadania, está Audrey Grubba, atual Delegada da Receita Estadual de Ponta Grossa. Natural de São Francisco do Sul/SC ela tem graduação em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e Direito e Pós- Graduação em Comércio Exterior, Direito Tributário e Ciência Política .