O Cine Passeio vai sediar o lançamento do livro De Lá Pra Cá – Histórias para ver, ouvir e comer, de Isadora Hofstaetter e Luciana Patricia de Morais. Será na manhã sábado 21, quando também a projeção do documentário de mesmo título do livro, realizado por Gustavo Castro, Juliana Sanson e Luciano Coelho. A entrada é franca e os livros serão distribuídos gratuitamente.

O título de livro e documentários refere-se à origem dos protagonistas: dez pessoas, vindas de oito países – Benin, Colômbia, Equador, Haiti, Japão, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela – para Curitiba. Suas lembranças e receitas culinárias promovem o reconhecimento daquilo que nos distingue e do que nos une.

Ao organizar esta pequena coleção de histórias na forma de textos, fotografias e comidas afetivas, o projeto tem o objetivo de despertar a sensibilidade para os fluxos migratórios contemporâneos, que compreendem as mais diferentes motivações para uma pessoa deixar sua pátria, inclusive a busca por refúgio.

A equipe do projeto partiu de uma pesquisa preliminar, que levantou nomes e trajetórias de diversos imigrantes residentes em Curitiba. Com os nomes selecionados, teve início a etapa de entrevistas, com a intenção de conhecer melhor as jornadas dos protagonistas e contar suas histórias e receitas culinárias guardadas na memória. E foram fotografadas por Ricardo Perini.

Já o documentário reúne entrevistas que convidam a conhecer essas pessoas e suas vozes, contando um pedacinho de suas trajetórias, desejos, sonhos, encantos e desencantos. Ainda como parte do projeto, o projeto ofereceu 100 kits com livros infantojuvenis sobre a temática da imigração e do refúgio a escolas e bibliotecas públicas de Curitiba.

Constatação: Todo aquele que migra carrega em si fragmentos de lugares, sabores, relações sociais e familiares, enfim, tudo aquilo que lhe era conhecido até o momento em que se despediu de casa. Ao chegar, precisa criar raízes em terra estrangeira, fazer do lugar do outro, seu lugar; construir novas memórias. E De Lá Pra Cá busca estimular a descoberta das diversas nuances que fazem parte da diversidade brasileira, propondo um percurso sensível e afetivo da interculturalidade, através das histórias dos personagens.

No site do projeto https://historiasdelapraca.com.br estarão disponíveis, a partir da data de lançamento, o livro em PDF, o documentário, vídeos de apresentação dos protagonistas e  suas receitas afetivas.

De Lá Pra Cá – histórias para ver, ouvir e comer foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo  e conta com patrocínio de RB Capital, Grupo Fertipar, Schattdecor, TCP, BHS Corrugated, Grupo Bignardi, Cotriguaçu, Nórdica Veículos, Sollo Sul, Tratornew, Plast & Pack, Greca Asfaltos, Serdia e New Adega.

Créditos

Coordenação geral: CGC-CSA Consultoria e Assessoria |Autoras: Isadora Hofstaetter e Luciana Patrícia de Morais | Coordenação editorial e projeto gráfico: Carla Irusta| Fotografia: Ricardo Perini | Revisão: Adriana Tulio Baggio | Vídeo: Coelho Produções e Jarina Filmes | Consultoria técnica: Elza Forte da Silva Carneiro | Pesquisa preliminar: Fabíola Weber | Produção: Isadora Hofstaetter e Luciana Patrícia de Morais| Assistência de produção: Elisa Cordeiro, Shana Lima e Tania Campos | Assessoria de imprensa: Fernando de Proença

Anote: 21 de maio de 2022, às 10h, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – centro). Entrada gratuita