1-Entre pinturas e gravuras inéditas no Brasil, pertencentes ao Museu de Belas Artes de Cuba, 80 obras do cubano Wilfredo Lam (1902-1982) podem ser admiradas no Museu Oscar Niemeyer a partir das 19h desta terça dia 2 até 13 de setembro. A retrospectiva de um dos maiores representantes do surrealismo enfatiza a natureza experimental da obra do artista, as diferentes fases, de 1939 a 1976, e a transposição poética que realiza em sua pintura da cultura afro-cubana.

2-O paranaense Leandro Taques lança nesta terça dia 2, às 19h no Museu da Fotografia/Solar do Barão, o livro San Lázaro – Babalú Ayê, que retrata milhares de devotos cubanos. As fotos ficam em exposição até  dia 12.

Maikon K.

Estreia nesta terça dia 2, às 19h, com entrada franca, no Teatro Londrina/ Memorial de Curitiba, o solo de dança Corpo Ancestral, do bailarino Maikon K.  Resultado de sua parceria com a artista Kysy Fischer, Maikon explica: “Busco com este trabalho um corpo sem identidade fixa, em constante transformação, que expressa as forças e arquétipos que nele habitam”. Em cartaz até dia 14, de terça a domingo às 19h. Nos sábados e domingos às 17h e 19h. O performer comanda também uma oficina grátis.

Karynna Spinelli

Karynna-Spinelli-(cred-NiltA presença do Samba de Bamba, nesta terça-feira 2, no Teatro da Caixa, às 20h, é pernambucana: a fundadora e presidente do Clube do Samba de Recife, Karynna Spinelli, No sjow, a cantora e compositora reúne canções dos seus dois CDs, Morro de Samba (2010) e Negona (2014). Tem toadas de terreiro, gafieira, coco e ijexá, além de sambas de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Martinho da Vila.Sua banda conta com Rubem França no violão de 8 cordas, Fernando Moura  no cavaquinho, Ricardo Sarmento no pandeiro e voz, Rafael Almeida tocando surdo e repique e Nêgo Henrique, nos ilus e congas. (Ingressos a 10 e  5 reais).

Espalhe Esperança  

Depois que internautas da cidade criaram a página Queremos Metanoia em Curitiba, as salas Cineplus Jardim e Xaxim exibem o longa Metanoia: Mães de Joelhos, Filhos de Pé, distribuído pela Europa Filmes. O ator e diretor Caíque Oliveira, da Cia de Artes Nissi, explica que a bilheteria ajudará a criação de uma clínica de recuperação para artistas dependentes químicos. Mas o público deve ir ao cinema até esta quarta para manter o filme em cartaz.

 Abba, a Homenagem

Nesta terça-feira 2, abre a exposição Abba, A Homenagem, na Carmesim Espaço de Arte e Design (Rua Dr. Faivre, 621, Residência Belotti). Reúne telas que serão utilizadas, através de projeção 3D, no super espetáculo Abba Symphonic Musical Dance, agendado nos dias 19 e 20 deste mês, na Ópera de Arame.

Estonteante

estonteanteO luxo, apesar do “barraco” das protagonistas, imperou na cena de entrega de prêmios da novela Babilônia. E se houvesse troféu de beleza, seria para atriz Sophie Charlotte, que surgiu num estonteante longo preto de veludo, com detalhes bordados em dourado e decote nas costas. É da Trinitá (bairro do Itam, em São Paulo), há sete anos sob direção de Elisa Lima, Renata Raimo, Raoni Novoa e Daniel Sanchez.