Mar, rios, ilhas, praias desertas, manguezais, matas preservadas. Estes são apenas alguns dos cenários que podem ser percorridos a bordo de uma canoa havaiana na Baía de Paranaguá. Inspirado pele beleza da área de maior preservação da Floresta Atlântica no território brasileiro, o Passaúna Paddle Club inaugurou sua mais nova base na região, localizada no centro histórico de Paranaguá. A partir dali, zarpando das águas do Rio Itiberê, partem passeios para diversos pontos da região.

O Passaúna Paddle Club, sediado em Curitiba, é pioneiro na canoagem havaiana no Paraná, batizando sua primeira embarcação em 2015. A sede paranaguara conta com instrutores especializados em conduzir desde iniciantes até atletas com mais experiência. Oferece desde aulas avulsas, a partir de R$ 30, até planos mensais, semestrais e anuais. Remadas durante o dia, nas noites de lua cheia ou ainda para apreciar o nascer e o pôr do sol fazem parte dos roteiros.

Também conhecida como canoa polinésia ou va’a, a canoa havaiana é a modalidade de esporte a remo que mais cresce o Brasil. Sua origem é a região da Polinésia, no sul do Oceano Pacífico, em ilhas como o Havaí. Antigas tribos utilizavam estas embarcações para desbravar os mares e viajar de uma ilha a outra. Como foram criadas para navegar em alto mar, são muito estáveis e desenvolvem grande velocidade. Toda a prática é realizada com coletes salva-vidas e acompanhamento de instrutores especializados.

O instrutor responsável pela base de Paranaguá, Alex Salles, conta: “Com a canoa havaiana, chegamos a locais belíssimos que são pouco visitados. Assim, aliamos o esporte a uma grande integração com a natureza”.

Entre os locais visitados nos passeios e aulas estão as ilhas do Mel, das Cobras, dos Valadares, Cotinga e Piaçaguera, entre outras e a ponta do Ubá. Neste percurso, golfinhos e guarás são companhias frequentes.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (041) 99792-4657.