Cerca de 20 pessoas, entre dirigentes sindicais e assessores regionais, participam, entre os dias 3 e 5 de setembro, do Curso estadual sobre a organização da produção da agricultura familiar.

O evento é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

As palestras serão ministradas na sede da Federação, em Curitiba, por representantes da Contag, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

No primeiro dia serão abordados os temas “Panorama atual do PNPB no Brasil e no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR)”; “Plano safra 2007/2008” e “Adoção de Metodologias de levantamento do custo de produção agrícola como ferramenta de tomada de decisão e planejamento da produção na agricultura familiar”.

No dia 4, haverá debates sobre “Negociação dos contratos de venda de oleaginosa da agricultura familiar com as empresas de biodiesel”; “Organização da produção da agricultura familiar na cadeia do biodiesel” e “Programa paranaense de biodiesel”.

Já o último dia do evento será destinado ao planejamento das ações estaduais no âmbito do MSTTR e do PNPB, com mapeamento das atividades, definição das prioridades e elaboração de cronograma.

“O curso vai reunir as principais lideranças do movimento sindical que estão envolvidas diretamente com o biodiesel no Estado. Através dessa capacitação, esperamos melhorar o trabalho que eles desenvolvem nas regiões em que atuam; formem grupos de trabalho e de discussão constante sobre o tema para levantar propostas que promovam melhorias constantes no programa de biodiesel aqui no Paraná”, afirma a engenheira agrônoma Ana Paula Conter Lara, articuladora da Fetaep no PNPB.