Pesquisa realizada pela Ademi-PR em parceria com a Brain Inteligência Estratégica mostra que o setor de imóveis está aquecido na capital paranaense

O mercado imobiliário de Curitiba é o grande destaque entre as capitais da Região Sul do Brasil. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Ademi-PR (Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) em parceria com a Brain Inteligência de Mercado. Segundo o levantamento, de cada dez unidades residenciais lançadas nas capitais do sul no primeiro trimestre de 2022, praticamente seis foram na capital paranaense. Além disso, a cidade respondeu por 45% das unidades vendidas entre as capitais da região, no mesmo período.

Além disso, o estudo mostrou que o mercado imobiliário de Curitiba se destaca comparativamente a outras regiões do país. Por exemplo, a capital paranaense foi a quarta em unidades residenciais vendidas, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Aliás, essa foi a mesma posição ainda no quesito unidades residenciais lançadas no período, antecedida pelas mesmas cidades.

Quanto ao Valor Geral de Vendas (VGV) dos lançamentos, Curitiba também fica na quarta posição nacional, e em primeiro entre as capitais do Sul do país, com R$ 1,3 bilhão. Em indicadores macroeconômicos que impactam nas atividades do mercado imobiliário, o desempenho de Curitiba também se mostra favorável, quando comparado aos de Porto Alegre e Florianópolis. 53% dos empregos com carteira assinada gerados nas três capitais sulinas estão no município paranaense (dados encerrados em 2021). Nos últimos quatro anos (2017 a 2021), enquanto Porto Alegre e Florianópolis apresentam saldo negativo nos empregos formais, Curitiba acumula superávit de 77,3 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Este bom desempenho da capital paranaense é visto com bons olhos pela diretora de marketing da Realmarka Construções, Jacqueline Grippe. Com diversos empreendimentos espalhados por Curitiba, em bairros como Hauer, Campo Comprido, Alto Boqueirão, Bairro Alto e Santa Quitéria, a construtora vê a cidade como um local “excelente” para o segmento de imóveis. “Curitiba tem um grande potencial em relação ao mercado imobiliário. Uma cidade bem estruturada, organizada, com bom transporte coletivo, muitas áreas verdes e um planejamento urbano eficaz. A soma destes fatores tornou a cidade um ótimo local para se viver. Validando isso, nossos empreendimentos lançados, foram sucesso de vendas”, comenta Jacqueline.

Com informações da Ademi-PR