Curitiba recebe CEO Fórum da Amcham Brasil nesta sexta-feira (6)

470

Nesta sexta-feira (6) Curitiba receberá a maior  edição do CEO Fórum da Amcham Brasil cuja promoção vem sendo realizada  em diversas cidades brasileiras  reunindo lideranças empresariais. Na capital paranaense o evento acontece    a partir das 15h30min, desta sexta-feira. Na programação, estão confirmados o presidente do Banco Cooperativo e da Confederação Sicredi, João Tavares; o presidente da General Motors na América do Sul, Carlos Zarlenga  e o diretor-presidente na Copel Holding, Daniel Slaviero.

Com mais de 50 horas de programação digital e público total de cerca de 10 mil executivos, o evento vai debater “O presente, em Revoluções por Minuto”, trazendo líderes que estão enfrentando a crise e potencializando uma cultura de negócios ágil e inovadora.

“Sabemos que o mundo mudou e, este ano, passamos todos por profundas transformações no mercado. Mais do que nunca, transformar esses desafios em oportunidades é fundamental para se manter relevante. Os CEOs e lideranças que dançarem no ritmo certo vão garantir o sucesso de seus negócios. O CEO Fórum é uma oportunidade única de entrar nessa dança e conhecer os grandes cases de liderança deste momento”, lembra Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil.

Já  gerente regional da Amcham Curitiba, Gustavo Silvino,  enfatiza que Curitiba tem se mostrado uma das capitais com CEOs e executivos que estão preocupados com o que o futuro terá para suas empresas. ‘‘A pandemia e todas as mudanças causadas por ela tem mostrado que, em Curitiba, as empresas estão correndo contra o tempo para não ficarem para trás nessa nova era do mundo e sabemos que, as empresas que saem na frente, são as interessadas em se adaptar da melhor e mais rápida maneira às mudanças do mercado”, salientou.

Com importantes personalidades participantes em edições anteriores, o CEO Fórum 2020 será realizado em cada uma das unidades regionais da Amcham Brasil, de Porto Alegre a Fortaleza, durante todo o mês de novembro. Cada regional contará com diferentes palestrantes participando de rodas de conversas, palestras e debates. O objetivo é inspirar lideranças a estarem preparadas para lidar com o mundo cada vez mais dinâmico e digital.  Para mais informações sobre a edição do CEO Fórum de 2020, acesse: https://www.amcham.com.br/ceoforum.

Paraná  com  solução de controle aduaneiro

Mario Bartoletti, Sócio-Diretor da Sisplan: “contribuir com o comércio exterior de forma geral, a partir de um novo patamar tecnológico”

Em busca de agregar inovação e agilidade aos processos de conferência aduaneira de mercadorias, foi lançado o sistema Confere, que viabiliza a verificação remota de cargas por parte das aduanas, de forma segura e transparente.

A partir dos requisitos da Alfândega de São Paulo e inspirado no modelo adotado na Alfândega do Porto de Santos, o sistema foi desenvolvido por meio de Parceria Público Privada (PPP) envolvendo a Sisplan Processamento de Dados Ltda. e a Associação Brasileira dos Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (ABCLIA).

O Confere permite a realização de qualquer procedimento de verificação de carga, por mais específico e detalhado que seja, como por exemplo a vistoria de mercadoria importada, triagem de mercadoria abandonada, solução de dúvida sobre uma mercadoria para leilão, etc. Segundo Mario Bartoletti, Sócio-Diretor da Sisplan, o sistema já está sendo utilizado em alguns recintos alfandegados no território nacional. “Nosso objetivo foi agregar economia de tempo, agilidade, segurança e transparência às conferências de carga e, dessa forma, contribuir com o comércio exterior de forma geral, a partir de um novo patamar tecnológico”, afirma Bartoletti.

O Confere já está sendo utilizado pelo Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Curitiba , Companhia Empório (BA), Lachmann (SP), Agesbec (SP), Embragen (SP), CNAGA (SP), CRAGEA (SP), Universal (SP), Libraport (SP), Grupo TPC (BA), Intermaritima (BA), entre outros em andamento.

Fabiane Arruda, Gerente Geral do Aeroporto Internacional de Curitiba, que tem o maior terminal de carga da região Sul do país e o quinto maior do Brasil, disse que o Confere atendeu aos principais pontos necessários para ser aprovado. “Pelo fato de ser um sistema fácil de ser usado e bastante intuitivo, de não se passar mais de um mês entre instalação, treinamento e uso propriamente dito e de ter um suporte ágil e prestativo no pós-venda, tudo isso a um custo justo, considero a aquisição do Confere um case de sucesso”, afirma a gerente. Para saber mais sobre o Confere,acesse em contato: www.sisplan.com.br ou pelo mario@sisplan.com.br .

 Empregos para jovens em TI 

O Programa “Meu Primeiro Emprego em Tecnologia”, que promove a capacitação de jovens entre 16 e 22 anos para atuar no setor de tecnologia, já tem dado frutos.Lançado em Curitiba no início deste ano, o “1º Emprego Tech”, como também é chamado, formou sua primeira turma com 260 jovens aprendizes no mês de agosto e já tem alunos contratados.

A iniciativa foi desenvolvida pela Fundação de Ação Social (FAS), Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Vale do Pinhão, com parceria da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) no Paraná (Assespro-Paraná) e Endeavor Brasil.

A Prime Control – empresa parceira do Programa focada em soluções de qualidade de software e automação de processos – foi uma das empresas que realizou a capacitação de jovens que agora ela está contratando.

Segundo o CEO da empresa, Everton Arantes, já foram admitidos cinco egressos do programa. “Acreditamos muito no ecossistema de formação. Os jovens que ainda estão no ensino médio possuem um potencial muito grande. Com uma boa formação técnica podem vir a se tornar ótimos profissionais no mercado de tecnologia”.

Soma Sul fecha parceria com a Technifor

A fornecedora de equipamentos para codificação, inspeção industrial e processamento de embalagens Soma Sul acaba de ampliar as relações comerciais com a francesa Gravotech. Agora, a empresa brasileira, com sede em Santa Catarina e unidades no Rio Grande do Sul e no Paraná, passa a distribuir, também, a linha de máquinas de marcação permanente da multinacional.Para o diretor de Operações da Soma Sul, Gilberto Dick, com a parceria, a fornecedora catarinense coloca à disposição dos setores industriais localizados no sul do Brasil um portfólio de qualidade, cuja eficiência contribui decisivamente para o processo produtivo de unidades fabris dos mais variados setores. “A parceria reforça a posição de especialistas em máquinas de marcação industrial, que nós, da Soma Sul, alcançamos ao longo de nossa trajetória”, destaca.