A Prefeitura de Curitiba lançou a primeira pesquisa comportamental do motorista curitibano, como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito


A Prefeitura de Curitiba lançou a primeira pesquisa comportamental do motorista curitibano, como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que vai até dia 25. A pesquisa será feita pela internet e está disponível no portal da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).
Todo motorista pode responder ao questionário, seja condutor amador ou profissional, de qualquer tipo de veículo, do caminhão à bicicleta. A pesquisa ficará aberta até o fim do ano, para atingir o maior número possível de participações, e seus resultados serão divulgados no começo de 2008. "Com o perfil dos motoristas bem definido, teremos condições de planejar com maior precisão as ações educativas que a Prefeitura desenvolve na área de trânsito", disse o prefeito Beto Richa, que na manhã de terça-feira (18) abriu a Semana Nacional do Trânsito no cruzamento das ruas 24 de Maio e Doutor Pedrosa, onde foram estendidos tapetes vermelhos para os pedestres.
O presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o trânsito e o transporte coletivo da cidade, Paulo Schmidt, afirmou que a pesquisa também ajudará no planejamento de mobilidade da cidade.
O questionário foi desenvolvido em conjunto pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs e pela coordenação de projetos da Secretaria Municipal da Saúde. Para responder às perguntas, o motorista não precisará se identificar – o que aumenta o nível de sinceridade nas respostas.