A capital paranaense tem 38 das 100 maiores empresas instaladas no Brasil. Das 500 maiores empresas da América Latina, 63 estão na Grande Curitiba

Patrícia Vieira
da redação

A capital paranaense tem 38 das 100 maiores empresas instaladas no Brasil. Das 500 maiores empresas da América Latina, 63 estão na Grande Curitiba. Os dados foram divulgados em um ranking elaborado pela revista América Economia, edição Brasil, de julho de 2007.
    Para Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, empresa responsável pela política de desenvolvimento econômico do município, o resultado da pesquisa mostra que Curitiba está se tornando uma alternativa para investimento fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo.
"Estamos recebendo um número cada vez maior de empresas nacionais e estrangeiras, o que mostra o bom momento vivido pelo município. Isso é reflexo da política de atração de novos investimentos, da infra-estrutura existente na cidade e também da qualidade da mão-de-obra formada por mais de 50 instituições de ensino superior", afirma.
De acordo com Juraci Curitiba está cada vez mais atrativa principalmente para as empresas que atuam nas áreas de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações. "Curitiba possui grandes e especializadas empresas, que oferecem serviços de alta tecnologia em armazenamento, transmissão e recepção de dados, que permitem a conexão mundial das empresas e da comunidade", diz.
A capital oferece para as empresas instaladas na região toda a infra-estrutura logística, como rodovias, aeroportos e a proximidade com portos. E ainda supervias digitais (backbones), satélites, rádiobases, WIFI (internet sem-fio) e ADSL (internet com sistema de banda larga).