Foto: Pedro Ribas/SMCS

Curitiba começou a testar, nesta quarta-feira (22/6), uma inédita luminária pública inteligente com a antena 5G integrada. A capital paranaense é a primeira cidade do mundo a receber a nova tecnologia de redes móveis, que faz parte do programa Conecta 5G, em uma parceria da Prefeitura de Curitiba, Ministério das Comunicações, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e operadora Ligga Telecom.

A luminária, que na prática funcionará como um hub de serviços, foi instalada na Avenida Cândido de Abreu esquina com Rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico.

“As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 do Vale do Pinhão quanto para o processo de adoção de novos serviços de cidades inteligentes. Por isso, a importância de Curitiba participar do Conecta 5G e testar a tecnologia”, destacou o prefeito Rafael Greca, na cerimônia que marcou o início dos testes, realizada no Palácio 29 de Março.

O evento teve também a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria; do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; além de executivos de empresas parceiras do programa, como Ligga Telecom, Nokia, Juganu e Qualcomm, e outras autoridades.

Greca lembrou ainda que o início dos testes da luminária inteligente se alinha a várias iniciativas do conceito de cidade inteligente adotado pela capital, que busca se desenvolver economicamente e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade de vida de seus habitantes ao gerar eficiência em seus serviços. “A inovação só é válida quando promove um processo social”, reforçou o prefeito.

Com SMCS