Samba, aniversário do Memorial Paranista e cinema de inclusão neste fim de semana

A programação cultural do fim de semana estará diversificada nos espaços da Prefeitura de Curitiba. Entre as alternativas para o público estão a apresentação de samba e artes cênicas no Teatro Cleon Jacques, o aniversário de um ano do Memorial Paranista, apresentações de circo, cinema com audiodescrição.

A programação é quase toda gratuita e alguns eventos precisam de inscrição antecipada.

Sexta-feira (13/5)

Na sexta-feira, às 20h, o espetáculo Márcio Juliano – Outro Samba mistura artes cênicas, música e audiovisual no Teatro Cleon Jacques. No palco, os músicos dialogam com projeções mapeadas e áudios pré-gravados e sincronizados, que permitem a participação virtual de diversos artistas. A programação é gratuita e também acontece no sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Ingressos pelo Sympla.

Às 20h, a apresentação gratuita Deslady toma conta do Teatro Novelas Curitibanas. Na trama, uma palhaça apaixonada por dramas resolve montar sozinha a tragédia Macbeth, de William Shakespeare. O espetáculo segue também no sábado e domingo, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.

Sábado (14/5)

O sábado é um dia especial para o Memorial Paranista. Em comemoração ao aniversário do local, às 10h acontece a abertura da instalação artística #Monumente-se. Na sequência, às 10h30, acontece a oficina Desvendando o Memorial Paranista. Durante a tarde, a oficina #Monumente-se também é uma opção, às 15h. Todas as atividades são gratuitas.

Às 15h, no Circo da Cidade, acontece o espetáculo O Fabuloso Circo Musical de Marcelita Flores. O show pretende proporcionar ao público um mergulho no universo do circo, do choro, e também apresentará composições de Marcela. A atividade é gratuita, e as inscrições são feitas pelo Sympla.

Ainda no sábado, às 15h, a Cinemateca traz uma opção de cinema de inclusão, com audiodescrição. A sessão gratuita é de Eles não usam Black-Tie. O filme se debruça sobre conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na ditadura militar.

Domingo (15/5)

No domingo, às 11h e às 16h, a visita guiada João Turin – O Segredo está nos detalhes movimenta a manhã e tarde do Memorial Paranista. A atividade é gratuita e as inscrições são feitas pelo Sympla. No passeio, os guias mostram os pequenos detalhes escondidos nas esculturas, onde o artista revela seu mundo afetivo, seus gostos e admirações.

Também no domingo, às 11h, o Improviso Dança e Música com um agita o corpo na Casa Hoffmann. Esse é um encontro de improvisação entre artistas e a comunidade em geral para experimentar as possibilidades expressivas em dança e música através de corporeidades. A programação é gratuita, com distribuição de senhas meia hora antes.

Programação cultural do fim de semana

MÚSICA
MÁRCIO JULIANO – OUTRO SAMBA
Dias 13 e 14 (sexta-feira e sábado) – 20h; dia 15 (domingo) – 19h
Teatro Cleon Jacques (R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Gratuito
Livre
Ingressos

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE CURITIBA – TRIOS DE MENDELSSOHN E DEBUSSY
Dia 14 (sábado) – 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Com SMCS