Cresce o número de mulheres candidatas às eleições em 2020 

428
Empresária   Cristiane Bernardes:”presença de mulheres na política proporcionará um maior diálogo”

O número de mulheres com interesse na política está   registrando um crescimento muito rápido. É o caso, por exemplo, das    candidatas às eleições municipais tanto em Curitiba como Região Metropolitana.

A partir de uma amostragem feita pela coluna BUSINESS WOMAN, até agora  já foram confirmadas pelos partidos seis candidaturas femininas ao cargo de executiva majoritária na prefeitura em Curitiba,  tais como  a deputada federal Christiane Yared (PL); Caroline Arns (Podemos); Letícia Lanz (PSOL); Camila Lanes (PCdoB); Marisa Lobo (Avante) e a professora Samara Garratini (PSTU).

Na Região Metropolitana de Curitiba não é diferente. O município de Pinhais, por exemplo, atualmente  tanto o cargo majoritário do executivo e o de vice, que já são ocupados por mulheres,   vão concorrer à reeleição nas próximas eleições este ano.

A prefeita de Pinhais,   Marli Paulino, por exemplo,   fez história no  vizinho município  quando foi eleita como primeira mulher vereadora em 1996. Foi vereadora por três mandatos.   Marli   entrou  para história como a primeira mulher  prefeita de Pinhais, hoje seu atual cargo.

Já a vice-prefeita do mesmo município,  Rosa Maria em 2012, foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais e na Câmara se destacou com importantes projetos para a cidade. Agora concorre à reeleição de vice-prefeita.

Ainda em Pinhais, a  empresária   Cristiane Bernardes, que teve sua candidatura oficializada  para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal daquele município , pelo partido PROS,  durante convenção realizada recentemente  comenta o posicionamento político feminino. Diz ela que  “Pelo que tenho analisado, entende-se que a presença de mulheres na política proporcionará um maior diálogo e um pensamento mais abrangente em torno de questões que estejam relacionadas aos temas femininos. Isso quer dizer que, como são as mulheres que sentem na pele determinados     preconceitos         ou dificuldades, são elas que deveriam  participar na medidas  políticas que visem contribuir para a melhoria desses cenários. E o caminho é ser eleita”.

Expectativa de mais de mulheres eleitas

Emília da XV: “reverter o atual quadro de representação feminina  nas casas de leis”

Já em Curitiba,  coluna BUSINESS WOMAN, contatou a empresária Emília Simões, ou Emilia da XV  como é conhecida,  que vai concorrer pelo partido PL a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba. Ela  tem a expectativa   de  que “surjam mais candidaturas viáveis de mulheres e, da mesma forma, aumente o número de mandatárias eleitas nas câmaras de vereadores que terão seus representantes renovados nas próximas eleições. O mesmo deverá ocorrer no fututo nos âmbitos estadual e federal. Mas é preciso persistir”.

A candidata Emilia da XV  lembra de um movimento em andamento  para incentivar uma maior participação feminina na política nacional. “O objetivo  é reverter o atual quadro de representação da população nas casas legislativas do país, onde as mulheres, que são mais da metade do eleitorado brasileiro, mas  ocupam menos de 10% dos assentos.Portanto as mulheres precisam se conscientizar desta necessidade. Não podemos ficar paradas e só reclamando”, enfatiza.

Emilia Simões, sempre esteve envolvida com politica seja de forma direta ou indireta, participando de movimentos, assistindo palestras e debates. Como empresária também tem bastante experiência, com participação ativa também junto às entidades de classe do setor produtivo. Para ela, “não podemos deixar de lutar para  garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”.

Websérie “Mulheres em Conexão”

Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza é uma das participantes

Incertezas, mudanças, novas perspectivas e o protagonismo feminino: a pandemia de COVID-19 trouxe um impacto às relações pessoais e profissionais. Pensando nisso, o Nau Live Spaces e o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Porto Alegre se uniram para uma ação online que abordará esse novo cenário através da voz das próprias brasileiras. A websérie “Mulheres em Conexão” será divulgada nas redes sociais a partir de 22 de setembro, com vídeos e relatos de nomes como Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Cynthia Michels, Economista e Líder do Núcleo Vale do Silício, e Cristiane Steigleder, da Steigleder Consultoria. Os vídeos da websérie “Mulheres em Conexão” serão postados toda terça e quinta-feira no Instagram do Nau Live Spaces (@nau.livespaces) e estarão disponíveis no IGTV do perfil.

Teoria e prática na gestão financeira

especialista Beatriz Machnick: pioneirismo no mundo jurídico

Beatriz Machnick,  especialista em Controladoria e Finanças, e mestre em Governança e Sustentabilidade, lançou pela Editora Juruá  seu terceiro livro “Gestão Financeira na Advocacia (Teoria e Prática)”. A obra, que completa a trilogia de sucesso em precificação e finanças, foi escrita em parceria com o administrador de empresas e especialista em Gestão de Negócios, Renan Rabelo. Os outros livros da autora são: “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso” (2014), que é considerado pioneiro no mundo jurídico e um dos livros mais vendidos da editora Juruá desde o lançamento.Para mais informações acesse o link: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=28657 .