Londrina registrou um saldo de empregos que já superou 2006. Conforme informações do Cadastro Geral de Empregados(Caged) mostra que o número de empregos formais.


AUMENTO DOS EMPREGOS FORMAIS

Londrina registrou um saldo de empregos que já superou 2006. Conforme informações do Cadastro Geral de Empregados(Caged) mostra que o número de empregos formais, aqueles com carteiras assinadas, criados na cidade estão na casa dos 4100 pontos, somente nos primeiros sete meses. Em contra-partida o ano passado todo, o número ficou em 2811. No entanto, foi iniciado um estudo na Universidade Estadual de Londrina para mapear o trabalho informal, que cresce na cidade, assim como no restante do País. 

 

PRIMEIRO NO ESTADO

Itaipulândia, município no Oeste do Estado, vai ter o primeiro abatedouro de avestruz do Paraná e o quarto do País. Será para exportação e deve gerar cerca de 25 empregos diretos. A inauguração está prevista para daqui oito meses e terá capacidade de abater 60 aves por dia. A atividade no Estado vinha encontrando dificuldades para expandir, por isso, o empreendimento será importante para os criadores, principalmente, da região Oeste, Sudoeste do Paraná e também Oeste de Santa Catarina, que irão fornecer matéria-prima ao abatedouro.      

COMISSÃO INÉDITA

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná criou, pela primeira vez em sua história, uma comissão para tratar especificamente de matérias de Propriedade Intelectual, assuntos como direito autoral, direito ao conhecimento, falsificação, fraude e pirataria, marcas e patentes, propriedade industrial, e patrimônio histórico, cultural e ambiental. Na avaliação da entidade, esse é um campo de trabalho para a advocacia que precisa ser mais conhecido e explorado.

 

ADUR LIVRE DO SUPLÍCIO

O ex-secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, que deixa a presidência do PMDB do Paraná, faz suas confidências. Conforme revela a coluna Etcetera, do jornal O Estado do Paraná, Adur falou a amigos que sua saída leva a uma situação que merece celebração. A partir de agora, diz não mais precisar comparecer às reuniões da ”escolinha” que o governador Requião comanda todas as terças-feiras, com presença obrigatória de secretários e dirigentes partidários. 

PLANOS PARA EVENTOS

O município de Ampére, região Sudoeste do Estado, comemorou o sucesso da Feira da Indústria Comércio e Agropecuária da cidade. E com o resultado, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ampére, Ademilson Belusso, pretende colocar o projeto em prática da construção de um parque de exposições multifuncional. A feira foi realizada nas instalações de uma faculdade e em ruas próximas. Recebeu um público de 60 mil pessoas.      

CONHECER OUTROS PAÍSES

Para os que sempre quiseram conhecer outro país, aprender novas línguas e conhecer outra cultura. O sonho pode estar mais perto de se realizar, participando da Expo Estude no Exterior. A feira será realizada na próxima segunda-feira em Curitiba. No evento é possível conversar com dezenas de representantes de instituições de ensino do mundo, sobre cursos de idiomas, estágios, High School, graduação, pós-graduação, MBA’s e programas de trabalho remunerado. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.estudenoexterior.com ou pelo telefone (41) 3014-6764. 

FACILIDADES AO PRODUTOR

Cornélio Procópio vai receber uma Unidade de Recebimento de Laranja. Agora, os produtores da região não precisarão viajar mais de 80 quilômetros para entregar a produção na cooperativa de Rolândia. Isso vai beneficiar e incentivar a produção de laranjas na região, opinião do agrônomo da Emater, Élcio Rampazzo. A unidade terá capacidade de armazenar 60 toneladas de laranja. 

 

COMEMORAÇÃO RUSSA

Enquanto em outros países é difícil controlar o aumento da natalidade, na Rússia o governo tem incentivado os casais a terem filhos. O governador de um estado russo firmou o “dia do sexo”, para que os casais tratem da concepção de filhos. Outro auxílio é a premiação a casais que tiverem filhos 9 meses depois desse dia comemorativo. Já é o terceiro ano consecutivo do feriado. O resultado tem sido positivo já que a natalidade chegou a um aumento de 4,5% ano passado. 

ADOTE UMA PRAÇA NA CAPITAL       

A Prefeitura de Curitiba está por abrir licitação para que empresas ou organizações possam candidatar-se a adotar uma praça na capital. Quem tiver sucesso na licitação, poderá usar um espaço publicitário na praça ou em parque. O diretor de parques e praças da Secretaria do Meio Ambiente, Sérgio Tocchio, está otimista, pois inúmeras empresas já manifestaram o desejo de promover a manutenção mensal das praças.

 

GRANDE POTENCIAL MEDICINAL

Uma pesquisa defende a tese de que tomar vitamina D pode reduzir os riscos de mortalidade provocados por câncer ou diabetes. Médicos da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (na França) e do Instituto Europeu do Câncer (na Itália) verificaram testes clínicos de mais de 57 mil pessoas com mais de 50 anos. E perceberam que quem tomou a vitamina antioxidante teve uma redução de 7% de risco de mortalidade. 

OUTRA PIZZA NA ASSEMBLÉIA

Mais uma comissão de deputados dá em nada: acabou em pizza o organismo especial criado para apurar gastos do Governo Requião em publicidade. O deputado que a criou, Marcelo Rangel, de Ponta Grossa, lamenta os 90 dias para apenas duas reuniões. Convidados a dar esclarecimentos, o secretário de Comunicação Social, Airton Pisseti, não compareceu e a comissão ficou no aguardo de informações que, sonegadas, não permitiram apreciações sobre os gastos, embora considerados excessivos.