Couro leva novidades ao Inspiramais Digital

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Ao completar 20 anos, sempre desenvolvendo novas técnicas de curtimento e acabamento em peles exóticas, o curtume Arte da Pele se prepara para expor no Inspiramais Digital, agendado de 25 a 27 de agosto, tendo por tema central a liberdade – Free Spirit. O Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda – 2021_II será via online devido à pandemia da Covid 19.

O Inspiramais, o mais abrangente das Américas no gênero,  mostra tendências de materiais, conhecimento e projetos para os setores de calçados, acessórios, moda e moveleiro e outros.  É realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, Tex Brasil, By Brasil Components and Chemicals e projeto Brazilian Leather.

A nova coleção da Arte da Pele que estará em exposição online tem por bússola o Renascimento, opção por um período cultural irradiado “de Florença (Toscana/Itália), que possui uma longa tradição no trabalho artesanal e é referência mundial em tecnologia e acabamento do couro”, observa Luís Bocchi, diretor do curtume notabilizado por sua artesania em couros de python, peixe pirarucu e jacaré.

Para a construção das novas peles os designers trilharam estudos de Michelangelo, Da Vinci, Raffaello, Donatello, Tintoretto e Boticcelli, incluindo viagem à Itália. Surgem então composições que remetem às cores das pinturas, decoração dos palácios e às ornamentação dos jardins renascentistas.

Luís Bocchi conta que as peles de répteis, em especial a python, formam um substrato no qual se podem criar várias estampas e com alto padrão artesanal. De tal forma que “o consumidor final acaba valorizando o trabalho, já que a própria matéria-prima possui um valor agregado devido à sua raridade e controle certificado”.

O mercado realmente fica atento às novidades do salão. Para esta edição virtual o número de empresas inscritas para as Rodadas de Negócios já surpreende, com as inscrições de mais de 200 compradores para participar do Projeto Comprador internacional. Para eles, a Couroquímica apresentará os couros da marca Biopelle, curtidos sem metais e com propriedades de resistência e atributos de moda. E vai disponibilizar  também vários artigos para pronta-entrega, com couros desenvolvidos a partir das principais tendências do segmento calçadista e de acessórios em todo o mundo, partindo de uma pesquisa global liderada pela mesma equipe de criação da marca Carmen Steffens, integramte do grupo Couroquímica, que atende  todo o Brasil e países da América e Ásia a partir de sua matriz em Franca-SP, contando também sede em Portugal para servir à Europa.

Fernando Bello, presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, lembra que a plataforma digital” é mais um caminho de uma indústria milenar, que já passou por todas as histórias junto a humanidade. Desta vez nos motiva a possibilidade de ingressar com força no mercado virtual. Vamos nos aproximar do consumidor com mais agilidade de tomar decisões, ter proximidade com o mundo o dia todo e 24h por dia”.

Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, acrescenta: “A moda já vinha flertando com este caminho virtual e a pandemia só acelerou o processo. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora temos a chance de ampliar isso, e a plataforma tem todos os atributos para essa promoção. A feira ampliará os dois dias que existe no físico e se transformará para muito além disso”.

DFB Digifest 2020 revela vencedores do MoveModa

A edição virtual do maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB Digifest 2020, revela nesta sexta dia 31 os vencedores da segunda edição do MoveModa, mostra competitiva de curtas-metragens assinados por videomakers profissionais, estudantes e amadores, que tem como tema as múltiplas interpretações sobre visões de futuro que se desenham no horizonte. O resultado estará disponível às 20h, no canal youtube.com/dragaofashionhouse, após o desfile da marca Baba, que faz parte da programação do DFB LiveModa.

O certame distribui dez mil reais para os vídeos vencedores em quatro categorias, incluindo a Feita em Casa, individual criada em virtude do isolamento social devido à pandemia que também fez o DFB, realizado em Fortaleza-CE, ser online.

Concorrem 32 trabalhos de participantes do Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pará. Do Paraná, foram selecionados dois vídeos, Don’t forget e Info rush, ambos de Bruno Sotti e Heloisa Martire.

E ainda nesta sexta 31, às 15h, encerra o Webnário DFB, realizado com o Senai/CE, Sistema Fiec, SindConfecções CE, Sindroupas e Sinditêxtil, evento virtual e gratuito com temas sobre o segmento da moda e o crescimento na internet e vendas online.