Os Correios lançaram o selo postal focalizando o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), no último sábado, 8, em comemoração à Semana da Pátria.

O selo faz parte da Série América, anualmente emitida pelos Correios dos países que compõem a União Postal das Américas, Espanha e Portugal (Upaep). No lançamento, o secretário de educação superior do MEC, Ronaldo Mota, que representou o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o diretor comercial dos Correios, Samir Hatem, carimbaram o primeiro selo, dando início à sua circulação. Ele fará parte do acervo filatélico dos Correios e servirá como fonte de pesquisa e registro do acontecimento no contexto histórico e sociocultural do país.

Para o diretor dos Correios, "a educação a distância é um recurso de incalculável importância, como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos e sem risco de reduzir a qualidade". Segundo ele, o tema sugerido pela Upaep aos seus países-membros foi Educação para Todos, motivo pelo qual os Correios buscaram no MEC o apoio necessário para a definição da abordagem a ser adotada. O ProInfo, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), foi selecionado por se tratar de um programa educacional com abrangência e destaque no cenário nacional. "A escolha dos Correios está em total sintonia com a prioridade máxima conferida à educação no Brasil", afirma Ronaldo Mota. Para ele, "não há caminhos que não passem pela educação".

O secretário informou, ainda, que este ano o MEC universaliza a distribuição de laboratórios de informática, por meio do ProInfo, para todas as escolas de ensino médio públicas do país. ProInfo – O programa apóia o desenvolvimento de conteúdos curriculares em todos os níveis e modalidades. Destina-se a professores, alunos, técnicos e gestores, que devem aprender, ensinar e gerenciar ações educacionais utilizando tecnologias. A partir de março de 2007, o ProInfo iniciou a distribuição de 75.580 computadores para 7.500 escolas de ensino médio que não têm laboratório de informática. Além disso, vai contemplar todas as 11,9 mil escolas rurais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental a partir do segundo semestre de 2007.

O programa distribuiu e instalou mais de 135 mil computadores e equipamentos em escolas públicas desde 1997. (Assessoria de Imprensa da SESu).