Aprenda a cozinhar no berço da gastronomia curitibana

O bairro de Santa Felicidade, onde nasceu a boa cozinha curitibana pelas mãos dos oriundi, recebe a Escola de Gastronomia Chef Gourmet, referência no Brasil em cursos para iniciantes e profissionais da culinária. A franquia, instalada na Avenida Manoel Ribas, 5501, próxima aos principais restaurantes e vinícolas do bairro italiano, será inaugurada neste sábado, 25 de junho, justamente quando se comemora o Dia do Imigrante. Essa é a segunda sede em Curitiba, a primeira fica no Batel.

Catarinense de Jaraguá do Sul, a rede pertence à Lumière Holding e, em apenas três anos, contabiliza quase 80 franquias em todas as regiões do país. Membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Escola Chef Gourmet soma cerca de 120 professores e mais de 15 mil alunos formados.

Nascido da Colônia Santa Felicidade, o bairro tem um passado e um presente que justificam a presença de uma importante escola de gastronomia. Ele foi formado a partir de 1878 pela imigração das regiões do Vêneto e de Trento, no norte da Itália. Os colonos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Como ali era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos XVIII e XIX, a parada das tropas para repouso e alimentação contribuiu para criar sua tradição gastronômica. Hoje, o bairro reúne cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil pessoas, além de cantinas de vinho e pequenos vinhedos.

“Nossa escola oferece aulas práticas direcionadas à gastronomia, mas também à gestão, turismo e hotelaria. Com essa visão ampliada a gente consegue formar profissionais completos e mudar a realidade de muita gente”, afirma Márcio Juliano Goulart, dono da franquia da Chef Gourmet Santa Felicidade, observando que todos os professores têm experiência internacional

Os cursos contam com 70% da carga horária voltada às práticas. O mais popular é o Chef de Cuisine, profissionalizante, duração de dois anos. São duas aulas semanais (uma teórica e outra prática), ministradas pelo chef Tadeo Furtado.

Panificação, confeitaria, pizzas e carnes são outros temas dos 14 cursos, que formam turmas de até 18 alunos. E, para turmas de até doze alunos, tem formação para bartender profissional e sommelier (profissional e por hobby). Cursos oferecidos:

Bartender

Chef Boucherie

Sommelier por Hobby

Chef de Cuisine

Chef de Cuisine Jr.

Chef Pâtisserie e Boulangerie

Cozinha por Hobby

Cozinheiro Profissional

Gestão de Negócios

Inglês Cultural

Panificação e Confeitaria por Hobby

Pizzaiolo Profissional

Sommelier por Hobby

Sommelier Profissional

Anote: Av. Manoel Ribas, 5501 – Curitiba

Informações: https://escolachefgourmet.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/chefgourmetsantafelicidade/