Comes&Bebes-Caldeirada Suína

259

Veterinário da Alegra

leva jeito na cozinha

Marlon  Weirich Pappen, veterinário sanitarista da Alegra, indústria de alimentos paranaense de origem holandesa, é bom de campo e também de cozinha. Ele assina a Caldeirda Suína, um dos pratos concorrentes ao certame que a empresa promoveu entre os próprios funcionários da casa. A caldeira substitui os tradicionais frutos do mar por costelinha de porco, bacon e calabresa.

“Esse prato foi o maior diferencial da ação, pois trouxe uma receita já conhecida na gastronomia, mas que costuma ser composta por outros tipos de carne e que, neste caso, funcionou muito bem com a opção suína”, elogiou o chef Maurício Fontana, do  Gordo & Magro Gastrobar, que completou o júri com Délio Canabrava, da Cantina do Délio, e Rafael Kula, do Quitutto Gastrobar.

Também mereceram atenção dos chefs o Lombo Recheado com Farofa Alegra, de Mariana Novais Bonifácio, o Feijão Mexicano, de Daniele Gabriel Oliveira, a Sobrepaleta com Molho de Mostarda e Mel, de Ariel Correia Vieira e a Lasanha de Pernil Alegra, da vovó da funcionária Karime Podolan, pois o concurso foi extensivo aos familiares.

Bora fazer a caldeirada do dr. Pappen?

Ingredientes com carnes da Alegra (em Curitiba, disponíveis no Mercado Municipal):

1,200kg costela suína

200 gramas calabresa em rodelas

0,600 kg batata cortada as rodelas grossas.

Páprica apimentada a gosto

300 gramas de bacon em cubos

4 cebolas médias cortadas as rodelas grossas

6 dentes de alho

4 tomates maduros sem pele e sem sementes

1 unidades de pimentão verde

1 pimentão vermelho

1/2 ramo de salsinha

Azeite de 1.5º de acidez (esse grau resiste a altas temperaturas)

1 litro de vinho branco

500 ml cerveja preta

500ml de água

Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte a costela suína e coloque os alhos picados, páprica e o sal, ficando assim de um dia para o outro.

Coloque em uma panela de ferro camadas alternadas de cebola, os pedaços da costela suína, bacon, calabresa, batatas, tomates e assim sucessivamente, sendo a última camada de cebola e tomate. Regue com azeite e o vinho, junte a salsa e os pimentões em tiras.

Leve ao fogo alto até ferver, depois deixe cozinhar em fogo brando por cerca de uma hora e meia, tendo o cuidado de conservar a panela (ou tacho) tapada e misturar de vez em quando sem alterar as camadas.