Com Athletico em 5º e Coritiba em 25º, CBF divulga ranking de clubes

343
Foto: Lucas Figueiredo – CBF

Com o fim do Brasileirão Série A, na última semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira, 1º, o ranking atualizado de clubes (confira abaixo). A lista consta com 236 clubes e leva em consideração o desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais.

Mesmo em uma temporada bem abaixo das expectativas, o Bahia aparece como o clube nordestino melhor colocado dentro do ranking, na 11ª posição, com 10.175 pontos. O Esquadrão iniciou o ano de 2020 com o objetivo de conseguir a tão sonhada classificação à Libertadores, mas terminou lutando contra o rebaixamento e se livrando nas rodadas finais.

Em situação parecida, mas em uma realidade diferente, esteve o Vitória. O Rubro-Negro fez um planejamento para buscar o acesso à elite do futebol nacional, mas, assim como em 2019, terminou lutando para não cair para a terceira divisão. Apesar disso, o Leão da Barra apareceu em 23º lugar no ranking, com 6.114 pontos.

A liderança da lista ficou com o Flamengo, que arrancou na reta final do Brasileirão, conquistou a liderança há duas rodadas do fim do campeonato, e venceu o certame pela segunda vez consecutiva. Com o título, o Urubu tomou a primeira posição do Palmeiras no ranking da CBF.