Codesul aprova plano estratégico que prevê crescimento do PR, RS, SC e MS

405
Guto Silva – secretário-chefe da Casa Civil, participou junto do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Jonathan Campos/AEN

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), composto por Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, aprovou no dia 15 de junho a proposta de um plano de desenvolvimento integrado do grupo até 2040. O objetivo é criar um diagnóstico regional que identifique as agendas que cada governo deve promover para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico da região. As informações são da Casa Civil do Paraná.

A ideia é que, a longo prazo, o plano transforme a união dos quatro estados em uma “OCDE brasileira” – referência à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, instituição internacional que reúne 38 países em prol do crescimento de suas economias locais.

O encontro, realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e reuniu os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC) e Reinaldo Azambuja (MS).

“Esses quatro estados compartilham entre si a vocação do planejamento. Se hoje temos índices de desenvolvimento humano melhores que de outras regiões do Brasil e de outros países da América Latina, é porque se implementou a cultura do planejamento através do Codesul. Temos a obrigação de manter essa cultura de pensar o futuro, e, por isso, sugerimos a criação desse plano a longo prazo”, afirmou Ratinho Junior, atual presidente do Codesul.

Participaram do evento o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Jr.; o chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva; os secretários de saúde Arita Bergmann RS), André Motta Ribeiro (SC) e Geraldo Resende (MS); o secretário de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul, Eduardo Correa Riedel; o secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruk; o secretário executivo do Codesul, Wilson Quinteiro; Amauri Camilo Cantú, Magda dos Santos Correa e Micheli Petry, secretários do Codesul; a presidente do BRDE, Leany Lemos; o vice-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; e outros diretores do BRDE.

Leia a nota completa no link: casacivil.pr.gov.br