Esta foi a quinta turma do Curso Prático de Cinema, promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Fundação Cultural. O teste seletivo para o próximo curso será na segunda-feira, dia 3.
O lançamento do curta-metragem “A voz de Deus”, produzido pelos 30 alunos do Curso Prático de Cinema, da Prefeitura Municipal, na Cinemateca de Curitiba, na noite desta quinta-feira (30), lotou o espaço da Fundação Cultural. O filme precisou ser exibido quatro vezes para que todos pudessem assistir. Além dos alunos, profissionais da área de cinema e vídeo prestigiaram o lançamento, que marcou o encerramento do curso. Esta foi a quinta edição do Curso Prático de Cinema da Cinemateca e o primeiro no qual a seleção dos alunos foi feita mediante um teste, mecanismo que será usado no curso que começa em setembro. O teste seletivo para os inscritos no segundo curso de 2007 será na segunda-feira, dia 3.

“O grupo de alunos ficou mais homogêneo e o resultado é o aproveitamento maior de cada módulo do curso. O próprio filme revela esta característica do grupo”, avaliou o coordenador do curso, o cineasta Geraldo Pioli. “O curso da Cinemateca de Curitiba é um curso básico, mas é capaz de despertar o interesse dos participantes que, a partir do que viram aqui, podem se aprofundar no assunto”, disse Pioli.

Empolgação – Num clima de muita alegria e empolgação, os alunos, que usavam camisetas de divulgação do filme, aproveitaram a presença do público na Cinemateca para exibir também o making of e divulgar o site de “A voz de Deus” (www.avozdedeus.net). “A qualidade do curso da Cinemateca é surpreendente e é tudo de graça. Um curso como este não tem em qualquer lugar”, afirmou Samuel de Castro, que mora em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, e trabalha com design gráfico. “No filme “A voz de Deus”, fiz direção e direção de arte. Foi uma descoberta para mim”, completou.

A jovem Erica Costa, moradora do bairro Novo Mundo, em Curitiba, disse que o curso superou as expectativas. “Conhecemos todas as etapas do filme é esta é uma forma de darmos valor às outras áreas porque todas elas são importantes para o filme”, declarou a jovem. O curso desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba está dividido em vários módulos que abordam a história e a teoria do cinema, noções de roteiro, fotografia, som, direção, produção e edição, terminando com a produção de um filme pelos alunos.

O filme “A voz de Deus” tem dez minutos de duração e é uma comédia sobre uma jovem aspirante à atriz que, a caminho de um teste para um papel importante, escuta a voz da Santidade.

Com o fim das aulas do primeiro Curso Prático de Cinema de 2007, começa a seleção para a próxima edição, que oferece 30 vagas e tem início no mês de setembro. Os candidatos para o próximo curso de cinema farão uma prova sobre noções básicas de teoria e prática do cinema, no dia 3 setembro, das 9h às 12h. Os testes serão analisados por uma comissão formada por membros da Cinemateca de Curitiba, Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná e Associação de Cinema e Vídeo do Paraná. As aulas começam no dia 15 de setembro.

O Curso Prático de Cinema é resultado de uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com o Ministério da Cultura (projeto “Rede Olhar Brasil”), que inclui repasse de equipamentos e recursos para atividades práticas.