Chefe da ONU afirma que vacinas precisam ser disponibilizadas para todos

249

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu apoio internacional pelos esforços liderados pela ONU para tornar as vacinas contra o coronavírus disponíveis para todas as pessoas.

Guterres realizou uma coletiva para a imprensa na sexta-feira na sede da ONU em Nova York, em antecipação a uma reunião de cúpula via internet dos países do Grupo dos Vinte que começou no sábado.

Ele disse “os recentes avanços nas vacinas contra a Covid-19 representam um raio de esperança, mas tal raio de esperança precisa alcançar todos”.

O chefe da ONU mencionou um plano internacional capitaneado pela Organização Mundial da Saúde e outros envolvidos para garantir o acesso equitativo a vacinas contra o coronavírus.

Guterres conclamou todos os países pelo apoio total ao mecanismo, aparentemente fazendo referência a Estados Unidos e Rússia, que ainda não estão participando.

Guterres também comentou sobre informações erradas sobre vacinas contra o vírus que continuam a se espalhar via redes sociais. Ele disse que a ONU está trabalhando por uma comunicação de mensagens confiáveis e factuais, de modo a fortalecer a confiança do público nas vacinas.