CEOs de multinacionais alemãs no 5º Café com Jornalistas

347

Em sua 5ª edição, adaptada ao formato virtual, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) realiza na terça-feira, 8 de junho, a partir das 9 horas, mais um Café com Jornalistas, encontro anual, exclusivo e gratuito para os profissionais de imprensa. A coluna CAPITAL & NEGÓCIO recebeu convite e     confirmou presença do jornalista Luiz Augusto Juk.

O encontro, via plataforma Zoom,  coloca os jornalistas em contato direto com os CEOs e diretores de organizações alemãs e brasileiras associadas à AHK, entre elas Brose do Brasil, thyssenkrupp, Robert Bosch, Interprint do Brasil, OKE Group, Kleiberit do Brasil, Statomat, Servopa S/A, Roadimex Ambiental LTDA, Lapinha SPA, Sindipeças/IBGC, Andersen Ballão Advocacia. Neste ano, o assunto abordado será “Transformação digital gera negócios e aproxima países”.

CEOs da indústria automobilística vão discutir a transformação digital na prática e como os eventos on-line têm potencializado o networking e o intercâmbio de negócios. Um case da indústria de papéis decorativos também será apresentado, a fim de mostrar como os encontros e plataformas virtuais têm viabilizado os negócios entre empresas de diferentes países.

Na oportunidade, o diretor da AHK Paraná,  Andreas Hoffrichter ainda falará sobre os investimentos em hidrogênio verde e como esse combustível deve transformar a indústria, sendo uma alternativa energética para reduzir as emissões de CO2.

Outro tema inédito será apresentado pelo gerente da AHK Paraná, Augusto Michells, que trará informações sobre a feira multissetorial virtual das AHKs da América Latina, a Expo Alemania, a ser realizada entre os dias 6 e 9 de julho e que deve reunir mais de 300 expositores de diferentes países.

“A iniciativa das câmaras alemãs latino-americanas inclui a AHK Paraná e abre um leque de possibilidades de negócios e acordos comerciais para empresas que buscam alcançar o mercado internacional. A expectativa é que mais de 200 mil pessoas visitem o ambiente do evento”, afirma. O gerente acrescenta que, no novo cenário, é a primeira vez que as organizações paranaenses poderão participar de uma feira neste formato e com diferentes organizações de toda a América Latina.

Também no formato digital, com o objetivo de promover o intercâmbio de negócios entre organizações comerciais e industriais e manter ativa a relação bilateral entre comunidades do Brasil e da Alemanha, a visita da delegação virtual de Rheinland-Pfalz (Renânia Palatinado), no próximo dia 30 de junho, será comunicada aos jornalistas. Esse encontro via plataforma Zoom, com a presença da delegação alemã, inclui reuniões B2B, rodada de negócios e visita virtual a uma empresa instalada no Paraná.

Além das apresentações e as oportunidades de negócios entre diferentes países, o espaço ficará aberto para a interação entre os jornalistas e conselheiros da entidade, que possui atualmente mais de 180 empresas associadas.

Pacote de investimentos da Itaipu

Evento promovido pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), realizado de forma on-line

Com a participação da Itaipu Binacional, governo do Paraná e Sanepar, o painel Energia, Investimentos Estratégicos e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Territorial, do 4º Fórum de Investimentos Brasil (BIF, em inglês), demonstrou que o estado oferece grandes oportunidades para novos negócios com foco na sustentabilidade. O debate, com 161 inscrições, encerrou o segundo e último dia do evento promovido pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), realizado de forma on-line e que conta com a Itaipu entre as instituições patrocinadoras.

A Itaipu foi representada pelo diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e pelo superintendente de Gestão Ambiental, Ariel Scheffer da Silva, que atuou como moderador da sessão. Também participaram o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Cláudio Stabile, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o conselheiro da Itaipu José Carlos Aleluia Costa.

Carbonell e Piana destacaram a parceria entre o governo estadual e a Itaipu para a melhoria da infraestrutura regional com diversas obras estruturantes, como a construção da segunda ponte com o Paraguai, a ampliação da pista de pouso do Aeroporto Internacional de Foz, a construção da Perimetral Leste, entre outras obras, que somam R$ 2,5 bilhões de investimentos pela binacional. “O Paraná deverá se tornar um grande hub logístico da América do Sul”, afirmou o vice-governador.

Carbonell explicou que esses investimentos em logística e infraestrutura, associados a outros aportes realizados pela Itaipu em meio ambiente (como a manutenção de áreas protegidas, os cuidados com os rios da região e com o reservatório, a formação do Corredor de Biodiversidade que liga os parques nacionais do Iguaçu e Ilha Grande) e novas tecnologias (como as pesquisas do Parque Tecnológico Itaipu em biogás, solar fotovoltaica, baterias de sódio e hidrogênio), têm o potencial de atrair outros investimentos para a região.

AEAPR-Curitiba empossa nova diretoria

Presidida por Natalino Avance de Souza, a entidade contará ainda com Vitor Afonso Hoeflich na Diretoria Técnico Social; Paulo Roberto Fiorillo como diretor Administrativo; Bruno Porres Nascimento como diretor Financeiro e Marli de Jesus dos Santos na Diretoria Política Profissional.

“Agronomia 5G – Produção de Alimentos Sustentáveis” é a chapa empossada para a gestão 2021/2023 da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná -Curitiba (AEAPR-Curitiba), no dia 31 de maio de 2021. Presidida por Natalino Avance de Souza, a entidade contará ainda com Vitor Afonso Hoeflich na Diretoria Técnico Social; Paulo Roberto Fiorillo como diretor Administrativo; Bruno Porres Nascimento como diretor Financeiro e Marli de Jesus dos Santos na Diretoria Política Profissional.

No Conselho Fiscal, a AEAPR-Curitiba terá Robson Leandro Mafioletti, Jhony Moller, Edevar Perin, Nilceu Ricetti Xavier de Nazareno, Alvaro Munhoz e Clair Masetti Jr. Já na Comissão de Ética Profissional, a associação empossa Hugo Reis Vida, Camila Mazon Marrafão, Luiz Antonio de Siqueira Jr, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, Manfred Leoni Schmid e Marcia Mitico Fujimura.

O novo gestor da entidade é o atual diretor-presidente do IDR-PR, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Desenvolvimento Econômico. Natalino Avance de Souza possui também uma afinidade com a AEAPR-Curitiba desde a fundação da associação, já tendo sido diretor da entidade, nas funções de diretor Administrativo, Comissão de Ética Profissional e Conselho Fiscal, além de ter ocupado também a Diretoria Administrativa, Política Profissional e Financeira na Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, funções desempenhadas desde 1997, contribuindo com o desenvolvimento da categoria profissional.