Capacitação de mães para empreenderem no setor gastronômico

469

O Programa “Empreenda” – uma parceria entre a ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças) e o Grupo Risotolândia (há 67 anos no mercado de refeições coletivas), pelo segundo ano consecutivo, apoia famílias de pessoas com alguma deficiência, oferecendo capacitação e incentivo para a criação e desenvolvimento de seus próprios negócios.

Caroline Lozano Lima, agora empreendedora,  é mãe do Arthur, que tem autismo e paralisia cerebral

Em 2020 o Programa não deixou de acontecer por conta da pandemia do Covid-19 e as famílias inscritas puderam participar das aulas em formato on-line. Dezoito mães de crianças com deficiência de Araucária e Almirante Tamandaré, na RMC, acessaram as 15 aulas, uma vez por semana, pelo celular ou computador.

A principal missão do Programa é empoderar essas famílias, por meio da geração de renda e conquista de maior autonomia. Para isso, a iniciativa promove aulas de empreendedorismo (como gestão financeira e vendas), conduzidas por parceiros especialistas na área, como também de gastronomia, boas práticas na cozinha e reaproveitamento de alimentos, ministradas pela nutricionista da Risotolândia, Bruna Granemann.

Além dos cursos, as mães participantes também puderam contar com o apoio de um mentor voluntário para a execução das atividades propostas para seus respectivos negócios, colocando em prática o que foi aprendido nas aulas. E ainda tiveram a oportunidade de formar uma valiosa rede de apoio com outras mães de crianças com deficiência.

Ao fim desta edição do Empreenda, sete micro empreendimentos individuais saíram do papel. Entre eles, a Colmeia, que produz alfajores e pães de mel artesanais. A proprietária, Caroline Lozano Lima, é mãe do Arthur, que tem autismo e paralisia cerebral. Assim que o filho nasceu, a empreendedora passou a dedicar-se exclusivamente aos seus tratamentos, chegando a fechar as portas de outro negócio.

Nunca tendo trabalhado com alimentos, o aprendizado adquirido no Programa incentivou Caroline a fazer mais uma tentativa, desta vez no ramo gastronômico. “Ao longo do curso eu percebi que não sabia de muita coisa, principalmente sobre como divulgar e expandir o negócio”, conta a mais nova empreendedora.

Livro sobre ODS da ONU

Monaliza Haddad e Rosilene Caetano Lago    : “Ainda temos um longo caminho para percorrer em relação a educação brasileira”

“Ensinar as gerações futuras, pois eles são o futuro” foi a frase emblemática do lançamento do livro “Políticas Públicas e Práticas Educacionais – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 2030”, que ocorreu no último dia 17, em Araucária, Paraná. A frase, dita por uma das autoras, Monaliza Haddad, doutora em Educação e pós-doutora em Direitos Humanos, reforça a importância da luta pela conquista dos objetivos em menos de dez anos.

“Ainda temos um longo caminho para percorrer em relação a educação brasileira. Com a publicação desse livro, o que nós queremos é deixar esse objetivo e a meta mais próximos e menos abstratos pra quem está no lugar mais importante da nossa educação: dentro de sala de aula”, afirma Rosilene Caetano Lago, co-autora da obra e Mestre em Educação.

O livro, prefaciado por Pedro Garrido Rodriguez, doutor pela Universidade de Salamanca está à venda de forma física no Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento – IAD e pela Amazon. Link: encurtador.com.br/cDE23

Câncer de mama é tema de live

O evento  será nesta quinta-feira, (29)  às 20h. Promoção do Conselho da Mulher Empresária da ACP

O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Paraná, que tem como coordenadora   Albanir Fracaro, promove  a live do Outubro Rosa com a participação do médico  Cleverton César Spautz, mestre pela Universidade Federal do Paraná e mastologista do Centro de Doenças da Mama (CDM).  Ele vai  abordar o tema “Câncer de mama: prevenção e diagnóstico precoce”.  Será nesta quinta-feira, (29)  às 20h, on-line que pode ser  acompanhada  no facebook.com/acpdigital e youtube.com/c/acpprdigital. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença que mais causa morte entre as mulheres. O risco cresce, principalmente, após os 50 anos e o diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura.

Cristiana Quartaroli na coletiva à imprensa

Cristiana Quartaroli, Economista do Banco Ourinvest  estará presente na coletiva à imprensa nesta terça-feira

Nesta terça-feira (27)  o Banco Ourinvest promove sua  coletiva à imprensa  quando será discutido o cenário econômico nacional, dólar e comércio exterior por três grandes nomes: Fernanda Consorte, Economista-Chefe do Banco Ourinvest, Welber Barral – Estrategista de Comércio Exterior do Banco Ourinvest, Cristiana Quartaroli – Economista do Banco Ourinvest. A coluna BUSINESS WOMAN, do jornal Diário Indústria & Comércio, confirmou participação, que começa às 10h30min. Será pelo Microsoft Teams.

Websérie sobre saúde mental

A consultora educacional Rosely Sayão fará uma  participação especial

Para auxiliar os pais no cuidado com as emoções de crianças e jovens, o Colégio Positivo lança a websérie “Sem Neura”. Para o lançamento da websérie, o Colégio Positivo realiza, em parceria com o Sistema Positivo de Ensino, uma live com a participação especial da psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão. A live conta também com a presença da diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Acedriana Vogel. O evento, on-line e aberto ao público, acontece no dia 28 de outubro, às 17h, no canal do YouTube do Sistema Positivo de Ensino.