A Turma da Mônica vai invadir a XIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro – que acontece de 13 a 23 de setembro.

A Turma da Mônica vai invadir a XIII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro – que acontece de 13 a 23 de setembro. A Mauricio de Sousa Produções preparou uma série de lançamentos especiais, por diferentes editoras.

Turma da Mônica – Coleção Histórica reúne os primeiros números das cinco principais revistas da Turma publicadas a partir de 1970. As edições número 1 de Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e Magali serão vendidas acondicionadas em uma caixa. Mensalmente, um novo box chegará ás bancas. Os fãs, que hoje acompanham os filhos aprendendo a ler com esses personagens, poderão rever os desenhos e perceber a evolução dos traços do autor no decorrer do tempo.

“Notamos que os leitores dos anos 70 ainda guardavam algumas revistas nossas e veio essa idéia de lançarmos em ordem cronológica cada uma delas, para que não só eles como novos fãs possam completar suas coleções”, diz Mauricio. Para ressaltar o valor histórico, as edições estão com as cores o português da época em que foram publicadas. Além disso, há pequenas notas com curiosidades a respeito das aventuras.

Seguindo esta linha, outro lançamento para a Bienal é o livro As Tiras Clássicas da Turma da Mônica – Volume 1, com 360 das primeiras tiras publicadas na Folha de S.Paulo, de 1962 a 1964, que trazem à memória histórias tão presentes no imaginário do público infanto-juvenil. Nesta edição, que já nasce clássica, estão as primeiras aparições do Cebolinha, da Mônica, do Cascão, da Magali, do Anjinho e até do Penadinho (ainda sem este nome). E o mais inusitado: há até uma tira em que o Cascão tomou um banho!

Para a criançada que adorou o longa-metragem Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (lançado em fevereiro de 2007), a novidade é um livro infantil sobre o filme ricamente ilustrado.

Sem esquecer os seus leitores que hoje já têm filhos pré-adolescentes, Mauricio lança também o primeiro exemplar (em formato americano) da minissérie em 3 partes intitulada Tina e os Caçadores de Enigmas, voltada para um público mais teen.

Para fechar com chave de ouro, os leitores serão presenteados com Mauricio de Sousa – Biografia em Quadrinhos, uma publicação que conta com muito bom humor a história do artista e de vários personagens reais que ajudaram a construir seu universo de ficção tão singular.