Fundada em 1980, a Beatrice Peanuts, com sede em Tupã (São Paulo), é referência nacional na produção e exportação de amendoim. Com um objetivo bem definido desde o primeiro dia, a empresa procura fornecer amendoim de alta qualidade para o mercado interno e externo. Com uma plantação própria, a Beatrice Peanuts processa cerca de 90.000 toneladas de amendoim em casca, sendo 100% dessa produção de amendoim com caraterísticas Alto Oleico. O plantio e colheita mecanizada são os mais avançados do Brasil e seguem os padrões de grandes produtores como Estados Unidos e Argentina.

O mercado do amendoim está crescendo rapidamente e tem potencial para se tornar umas das maiores forças do mercado brasileiro no setor da agroindústria. De acordo com os dados mais recentes, o setor brasileiro de amendoim registrou uma receita de US$ 70,8 milhões entre janeiro e abril de 2021 em exportações do produto in natura. O aumento é de mais de 12% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da ComexStat – portal do Ministério da Economia com estatísticas de comércio exterior.

Com diferentes etapas de progresso e desenvolvimento ao longo dos últimos 40 anos, a Beatrice Peanuts tem no seu DNA a palavra inovação. A empresa é a maior exportadora do setor, enviando a produção para mais de 50 países. Com as exigências do mercado cada vez maiores, nomeadamente no mercado internacional, a qualidade do produto é nos dias de hoje, o grande ponto-chave do sucesso. Dessa forma, para continuar superando as expectativas dos consumidores internacionais, a Beatrice Peanuts adquiriu a primeira Nimbus BSI+ da TOMRA Food, empresa norueguesa líder de mercado em equipamentos de seleção por sensores ópticos.

Pablo Rivera, CEO da Beatrice Peanuts, não hesita na hora de justificar a escolha pela TOMRA Food. “A TOMRA tem hoje uma das tecnologias mais conceituadas em seleção de grãos, como também a marca mais recomendada pelos nossos clientes. Tudo isto nos levou à decisão da compra e não podíamos estar mais satisfeitos”. Com 90 mil toneladas de amendoim de casca processado por ano, o responsável acrescenta que “que estamos sempre buscando novas tecnologias, inovações, o que tem de melhor no mercado para aumentar a qualidade e segurança de nossos produtos e, assim, transmitir maior tranquilidade aos nossos clientes”.

Por sua vez, João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, explica a importância desta nova parceria: “A Beatrice Peanuts é um novo cliente para TOMRA, que adquiriu uma tecnologia inovadora para o mercado de amendoim no Brasil.  Isso é um motivo de muito orgulho, pois mostra que estamos no caminho certo, conquistando novos clientes através da confiança em nossas tecnologias e atendimento”

Nimbus: garantia de eficácia e qualidade

Com uma unidade de processamento complexa, de forma a garantir a máxima qualidade aos clientes nacionais e internacionais, a Beatrice Peanuts colocou o equipamento da TOMRA em uma localização estratégica. Explica Pablo Rivera que “o equipamento da TOMRA está instalado em nossa nova linha de reprocesso. Desta forma, conseguimos garantir produtos extra-clean, como também recuperar grãos descartados em nossas linhas de benefício e blancheamento”. Quando colocada a questão em quanto se aumentou a qualidade, a resposta não podia ser mais categórica: “100%!”.

João Medeiros reforça que a máquna Nimbus “possui tecnologia de detecção baseado em sensores a laser de alta precisão, combinada com tecnologia BSI+, desenvolvidos pela TOMRA. O módulo padrão BSI+ (Biometric Signature Identification) funciona detectando as caraterísticas biométricas dos produtos, para isso utiliza um espectro mais amplo e além de materiais estranhos, identifica também irregularidades visuais, detectando imperfeições e descolorações indesejadas específicas dos produtos, com a mais alta eficiência e rendimento”. Essa tecnologia garante alta eficiência e qualidade na classificação de amendoim, se tornando peça fundamental para clientes que exportam seus produtos para mercados altamente exigentes, ressalta o responsável da TOMRA Food Brasil.

No beneficiamento de amendoim, bem como em outros setores da área de alimentos, é necessário aumentar a eficiência na produção, reduzindo ao máximo o nível de defeitos dos seus produtos, com a finalidade de competir com mercados tecnologicamente mais avançados, abrindo possibilidade de exportação para outros países que exigem alta qualidade e que oferecem um preço maior pelo produto, consequentemente aumentando a lucratividade da operação. Tudo isto é possível com a ajuda da TOMRA.

Beatrice Peanuts e a TOMRA: uma parceria com futuro

Depois do sucesso da primeira instalação, a Beatrice já olha para o futuro, pensando em reforçar a parceria com novos equipamentos. Do lado da Beatrice Peanuts, Pablo Rivera explica que “há previsões de aumentar o número de equipamentos num futuro próximo, para melhorar ainda mais nosso processo de seleção no atual benefício e para nossa nova unidade em Nova Ubiratã. O CEO realça o serviço da TOMRA Food, como um dos elementos distintivos ao longo de todo o processo: “Tem sido uma ótima experiência em todas as etapas da compra. Ou seja, antes, durante e depois da compra. Não só pela cordialidade, qualidade no atendimento e a eficiência dos colaboradores da TOMRA, mas também a eficácia e a disponibilidade de diferentes canais.

Na mesma linha de pensamento, João de Medeiros sublinha a “excelente” colaboração entre as duas partes: “vejo a parceria entre TOMRA e Beatrice Peanuts como uma combinação perfeita entre duas empresas que buscam inovação tecnológica constantemente. A TOMRA por seu lado está sempre liderando o mercado, oferecendo suas tecnologias de ponta para classificação óptica de amendoim, e a Beatrice por sua vez, está constantemente buscando inovações, seja na área industrial ou no campo, para atender seus clientes com excelência e conquistar novos mercados. Agradeço a Beatrice Peanuts pela confiança e parceria, seguramente continuaremos juntos neste caminho, trabalhando em futuros projetos inovadores.

Sobre TOMRA Food

A TOMRA Food opera centros de excelência, escritórios regionais e locais de fabricação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, Ásia, África e Australásia.

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