Balanço da Fibracem mostra que empresa está emergindo mesmo na pandemia

307

Empresa aumentou 25% da capacidade produtiva no último ano

Apesar da crise econômica e sanitária, causada pela pandemia do coronavírus, a Fibracem, indústria paranaense referência no segmento de comunicação óptica, já demonstra um balanço positivo. A empresa foi na contramão da crise após a flexibilização do isolamento social e retomada das atividades comerciais, aumentando cerca de 25% na capacidade produtiva no Espírito Santo, onde possui uma unidade fabril.

Para Carina Bitencourt – CEO da Fibracem, a crise chegou a atingir a empresa. “Entre março e maio sentimos o impacto da crise e tivemos uma redução no quadro efetivo dos colaboradores. Mas com a retomada das atividades econômicas, voltamos a contratar e, atualmente, contamos com 362 funcionários, um aumento de 5% desde o início do ano”, explica a executiva.

Neste ano, a Fibracem lançou uma linha de novos produtos, as CEO e CTO Junior, finalizou três projetos da linha de distribuição óptica que foram iniciados em 2019 e desenvolveu mais uma linha com produtos Premium para 2021. Ainda para o próximo ano aposta-se em seis novos produtos em outras categorias. “Nós tivemos que aproveitar esse período para olhar para o interior da indústria e aprimorar nossos produtos e tecnologia. Focamos na otimização dos processos internos, início de um novo sistema de pintura, maturação de equipes mais focadas em áreas especificas, melhoria nos testes e validações, em especial de cabos”, conta a CEO da empresa.

Além das melhorias, a Fibracem inaugurou, no fim de outubro, uma nova unidade em Linhares (ES), local onde a empresa já opera há mais de um ano. No Espírito Santo os investimentos na nova planta não pararam, o que, consequentemente, incrementou em 25% a produtividade. “Nosso setor possui ótimas taxas de crescimento e investimento, afinal, a internet é essencial. Na pandemia, muitos consumidores migraram suas compras para o serviço de e-commerce e delivery, serviços que necessitam de internet de qualidade. Além disso, ser classificado como atividade essencial permitiu que provedores e operadoras não interrompessem atividades de expansão e manutenção”, finaliza Carina.

 Fibracem

Referência no segmento de comunicação óptica, a Fibracem tem um portfólio que reúne diversas soluções de infraestrutura para redes ópticas. A empresa acompanha as demandas do mercado de tecnologia de transmissão de dados e desenvolve produtos de qualidade que facilitam os sistemas de telecomunicações, reduzindo distâncias por meio de tecnologia e inovação. Matriz localizada em Pinhais, cidade na Região Metropolitana de Curitiba, comercializa produtos para o Brasil e América Latina há quase 30 anos. Com capital 100% nacional, além da sede no Paraná, possui também uma unidade fabril em Linhares/ES.